RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

terça-feira, 9 de julho de 2019

Delegado alerta para corrente falsa enviada pelo WhatsApp sobre pagamento do 13º do Bolsa Família

A informação vem do G1 PE -

Os usuários de telefones celulares devem ficar atentos para uma falsa corrente repassada pelo WhatsApp que oferece supostas garantias para o pagamento do 13º salário do Bolsa Família. O delegado repressão aos crimes cibernéticos, Eronides Menezes, alertou, nesta terça-feira (8), para os riscos desse tipo de golpe e disse que vai investigar a origem das mensagens.

Segundo o policial, foi detectado, desde a semana passada, que golpistas estão enviando links para alguns usuários de WhatsApp, sugerindo que eles abram uma página na internet para preencher dados pessoais e assegurar o pagamento do benefício.

A mensagem, de acordo com o delegado, diz para a pessoa clicar no link, abrir a página chamada bolsafamilia.top e escrever informações pessoais. Também pede o compartilhamento da corrente.

“A pessoa que entra nessa página acaba colocando informações importantes e vira alvo para vários tipos de crimes. Os dados podem ser usados para golpes com cartão de crédito, abrir contas bancárias ou fazer compras. ”, exemplifica.

Eronides Menezes afirma, ainda, que esse tipo é mais um crime usado para coletar dados das vítimas ou para instalar outro aplicativo no telefone, que pode ajudar em outros golpes.

“As pessoas devem ficar atentas, porque os golpistas inventam formas de enviar esses links, por mensagem de texto e WhatsApp, para induzir a pessoa também a acessar outros sites, que na verdade, são páginas-fantasmas”, observou.


O delegado afirma que, ao receber uma mensagem desse tipo, é preciso desconfiar. “Não se deve clicar. Se chegar a mensagem, oferendo a garantia do 13º do Bolsa-Família, a pessoa deve deletar. Quem tiver interesse no assunto, deve ir aos sites oficiais e prestar atenção”, comentou.

De acordo com o policial, o ideal é verificar a URL da página e se ela tem as terminações ".com", ".gov" e ".br", que são usadas em páginas dos órgãos oficiais e governos.

“Esse site usado nesse golpe do Bolsa Família deve ser de fora do Brasil e fica até mais difícil para rastrear, mas vamos apurar de onde partiram essas mensagens”, comentou.

Por meio de nota, a Polícia Civil informou que tomou conhecimento dos golpes. A corporação alerta os usuários de WhatsApp, que podem ter sido vítimas da fraude, para ir até a delegacia prestar queixa e permitir a investigação.

Imagem: Reprodução/TV Globo

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More