RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

quinta-feira, 30 de abril de 2020

Cartórios registram aumento de 130% no número de mortes em abril em PE


No mês de abril, que chega ao fim nesta quinta-feira (30), a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de Pernambuco (Arpen-PE) contabilizou um crescimento de 130% no número de atestados de óbitos emitidos em comparação com o mesmo mês em 2019. O aumento foi de 5.244 mortes por diversas causas para mais de 12 mil em abril de 2020.


Até esta quinta-feira (30), Pernambuco registrou 565 mortes pela Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. O número de mortes por Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) no estado, registrado pela Secretaria Estadual de Saúde, teve um aumento de 2.883%.

Os cartórios do estado contabilizaram um pico de registros de atestados emitidos para pessoas com suspeita ou confirmação da Covid-19 entre os dias 20 e 28 de abril: 142 mortes, sendo 23 somente no domingo (26). Dados da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) apontaram que, no Brasil, as mortes por síndromes respiratórias em 2020 superaram a média dos últimos 10 anos.

Segundo a subdelegada da Arpen-PE, Anna Carolina Aquino, em outros anos não foi registrado um crescimento tão grande de mortes, mesmo com surtos de influenza e gripe.

"Realmente, chama a atenção que a média dos óbitos nesses quatro meses iniciais [de 2020] tem sido muito superior se você for fazer uma média simples com os 12 meses de 2019. Abril teve um aumento considerável de óbitos, de registros de óbitos com essa causa, de suspeitas ou confirmações da Covid-19", afirmou.

As causas das mortes informadas nos atestados de óbito são registradas a partir de um documento assinado por um profissional de saúde, ainda de acordo com a subdelegada. Caso o atestado tenha sido registrado com outra causa, como infarto, pode ser retificado.

"A retificação administrativa é possível, desde que haja um documento que comprove a causa como Covid-19 ou não. Basta que tenha um documento que conste a mudança sobre a causa da morte anteriormente registrada", disse.

Outros aumentos na saúde
O número de mortes de pacientes diagnosticados com Srag cresceu 2.883%, em Pernambuco, no comparativo entre os períodos de janeiro a abril de 2019 e de 2020. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, desde o início deste ano até a terça-feira (28), foram contabilizadas 537 mortes de pessoas com problemas respiratórios no estado.

No mesmo período, de janeiro ao fim de abril de 2019, um ano antes do início da pandemia do novo coronavírus, foram contabilizadas 18 mortes por Srag. Doença respiratória complexa, ela exige internação e é geralmente causada por um vírus, seja ele o Sars-Cov-2, demais tipos de coronavírus, o influenza ou outro. Os casos são relatados pelos hospitais às secretarias de saúde e, posteriormente, ao Ministério da Saúde.

Coronavírus em Pernambuco

Foram confirmados, nesta quinta-feira (30), 682 novos casos da Covid-19 em Pernambuco, além de 27 novos óbitos. Com esses acréscimos, o estado contabilizou 6.876 pacientes com a doença, além de 565 mortes provocadas pelo novo coronavírus. Também houve 121 registros de cura, elevando o total de recuperados para 1.074.

Fotografia: Reproduzida

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More