RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

quarta-feira, 1 de abril de 2020

Municípios de Pernambuco elaboram plano de contingência para enfrentar pandemia


A pandemia do novo coronavírus iniciou uma corrida contra o tempo para os municípios, que receberam a recomendação do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) para elaborarem planos de contingência pra enfrentar a doença. Nessa ação, estão medidas como qualificar profissionais, distribuir equipamentos de proteção, definir fluxo de atendimento e avaliar a capacidade de atendimento dos hospitais. Até terça-feira (31), 129 dos 184 municípios já tinham elaborado um plano.

Com o avanço da Covid-19 no estado, o Ministério Público também recomendou que as prefeituras estruturem, com urgência, a rede pública de saúde. A estimava é que 20% dos pacientes graves precisem de internamento, 5% deles em leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

A Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes informou que as redes de atenção básica, urgência e emergência estão prontas para identificar e receber os pacientes e que vai aumentar o número de leitos.

"A prefeitura de Jaboatão já fez a requisição administrativa de dez leitos de UTI que estarão prontos de imediato e 20 leitos de retaguarda, sem respirador, sem ventilador mecânico. Além disso, pretende ampliar sua rede de UTI estruturando cerca de 40 leitos de UTI adulto e mais 20 leitos de retaguarda nos hospitais conveniados", disse Zelma Pessoa, secretária de saúde de Jaboatão dos Guararapes.

Olinda informou que cedeu espaço na Maternidade Brites de Albuquerque para o governo do estado montar 60 leitos, sendo 40 de UTI e 20 leitos clínicos. Além disso, disse que está definindo com hospitais conveniados, como o São Salvador, pra criar leitos de UTI. O município também vai contar com o Hospital Tricentenário para receber casos suspeitos.

Paulista disse que dispõe de 519 leitos, sendo 120 de UTI, que não são regulados pelo município, mas pelo governo do estado.

"É importante destacar que esses leitos não são regulados pelo município. São leitos regulados pelo estado de Pernambuco. O município tem uma proposta de ampliação, discutindo com o estado, informando ao estado quais são os possíveis leitos que podíamos ampliar, principalmente os da iniciativa privada", disse Fabiana Bernart, secretária de Saúde de Paulista.

Já o Cabo de Santo Agostinho informou que os hospitais da rede municipal são de pequeno porte e não têm leitos de UTI, mas que vai ampliar os leitos de enfermaria.

"No hospital Mendo Sampaio, estamos ampliando 19 leitos de enfermaria e no hospital infantil, mais nove leitos de enfermaria para esses atendimentos", disse a secretária de Saúde do Cabo de Santo Agostinho, Juliana Vieira.

O município de Ipojuca informou que tem dez leitos para pacientes com coronavírus e que comprou 20 respiradores pulmonares.

"Vamos fazer uma parceria público-privada com um hotel onde iremos colocar à disposição da população de Ipojuca 60 novos leitos para aquelas pessoas que precisam de isolamento, com acompanhamento médico", disse Wendel França, secretário de Saúde de Ipojuca.

A prefeitura de Vitória de Santo Antão disse que está mapeando a capacidade de leitos de UTI e de isolamento. Informou também que vai ampliar os exames de teste da Covid-19 nos profissionais de saúde que estão trabalhando com casos de pacientes suspeitos e confirmados da doença.

Segundo o secretário de Saúde de Caruaru, Francisco Santo, o município possui a maior rede média e alta complexidade do interior do Estado.

"Dispomos de quatro Unidades de Pronto Atendimento, maternidades, hospital municipal, laboratório e outros serviços. Com tudo, devido à Covid-19, também estamos aumentando essa rede. A partir do momento em que há o aumento do número de casos, iremos disponibilizar para a população tanto exames rápidos como exames moleculares, que vão ser utilizados de acordo com a necessidade dos casos que forem surgindo", explicou.

Ainda segundo o secretário, Caruaru pode ativar até 73 leitos, sendo 29 imediatos.

Garanhuns informou que estendeu o horário de funcionamento de cinco unidades básicas de saúde neste período de pandemia e o protocolo prevê que casos graves confirmados da Covid-19 sejam encaminhados para Caruaru.

A prefeitura disse ainda que disponibilizou a estrutura de uma UPA inativa para o governo do estado montar um hospital de campanha. O Ministério da Saúde está avaliando a proposta de readequação física.

A prefeitura de Petrolina tem 20 leitos intermediários e pediu à Diocese de Petrolina as instalações do Centro Pastoral Monte Carmelo para montar mais 64 leitos. A prefeitura também disse que já está providenciando a compra dos equipamentos necessários pra que os leitos fiquem prontos pra receber os pacientes o quanto antes.

A prefeitura reativou oito leitos de UTI do Hospital Universitário que estavam desativados por falta de profissionais. Ao todo, 36 profissionais da área da saúde foram contratados.

Todos os municípios disseram que estão seguindo a determinação do Ministério da Saúde e do Governo do Estado de testar principalmente os pacientes que apresentam os sintomas mais graves da Covid-19, como tosse seca, febre alta e falta de ar.

A TV Globo entrou em contato com a Prefeitura de Camaragibe e não recebeu retorno até a última atualização desta matéria.

Fotografia: Reproduzida

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More