RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

domingo, 4 de junho de 2017

VAI A 27 O NÚMERO DE MUNICÍPIOS EM ESTADO DE EMERGÊNCIA, DEVIDO ÀS ENCHENTES EM PERNAMBUCO

A informação é do G1 PE -

O Governo de Pernambuco decretou estado de emergência em mais três cidades, neste domingo (4), em decorrência das chuvas e enchentes. São José da Coroa Grande e Escada, na Zona da Mata Sul, e Bonito, no Agreste, se únem a lista que conta ainda com outros 24 municípios pernambucanos.

A Defesa Civil do estado atualizou ainda para 46.857 mil o número de pessoas fora de suas casas no estado, sendo 3.252 desabrigados e 43.605 desalojados. No balanço divulgado sábado (3), eram 47.477 pessoas fora de casa devido aos transtornos causados pela chuva.

O decreto de emergência nos três municípios vai ser publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira (5), segundo o governo. Com isso, equipes técnicas da Defesa Civil Estadual e do Corpo de Bombeiros devem ser enviadas para os municípios para atender a população das localidades mais atingidas pelas chuvas.

Abono e antecipação de benefício
Os coordenadores do gabinete de crise implantado pelo governo estadual se reuniram, neste domingo (4), com o governador Paulo Câmara. Entre as medidas anunciadas para a população das cidades afetadas pelas fortes chvuas está a a antecipação de duas parcelas do programa Chapéu de Palha para os beneficiários, além de abono nas contas de água pela Compesa à população.

Como o secretário Márcio Stefanni já havia adiantado na sexta-feira (2), a isenção da cobrança do imposto sobre circulação de mercadorias e prestação de serviços (ICMS) para os comerciantes que atuam nas áreas impactadas também deve entrar em vigor nos próximos dias. O governo ainda anunciou a contratação imediatas de novos fornecedores que estão abastecendo as cidades com colchões, fronhas, travesseiros e outros itens.

Até agora, foram mais de 106,5 toneladas de alimentos distribuídos pelo governo do estado, 41,5 toneladas de roupas, 88.800 m² de lonas de proteção, 7.705 kits dormitórios, 6.223 unidades de colchões, 117,165 litros de água potável e 4.540 unidades de kits de limpeza.

O hospital de campanha montado em Rio Formoso, na Mata Sul, já atendeu mais de 280 pessoas do município e de cidades vizinhas. Ao todo, 42 militares e profissionais da área de saúde do município estão atuando no local.

Entenda as chuvas
Desde o final de semana dos dias 27 e 28 de maio, chuvas fortes atingem várias regiões do estado, provocando enchentes de rios e deslizamentos de barreiras. Seis pessoas morreram, sendo duas no Recife, duas em Caruaru e duas em Lagoa dos Gatos. De acordo com dados do governo do estado, o número de desabrigados e desalojados chegou a 55,1 mil pessoas no dia 31 de maio.

No domingo (28), o presidente da República, Michel Temer, veio ao Recife e autorizou o envio de ajuda humanitária. Ele ainda se comprometeu com a liberação de uma linha de crédito de R$ 600 milhões, junto ao BNDES, para obras no estado.

Na quarta (31), o governador Paulo Câmara visitou as cidades de Catende e Ribeirão, na Zona da Mata Sul, para acompanhar o planejamento de ajuda humanitária às famílias desalojadas e de limpeza das áreas atingidas pela água, feito por 'gabinetes de crise' instalados nos dois municípios.

No Nordeste, as chuvas ocorrem por causa de um fluxo de vento que vem do oceano carregado de ar úmido, formando nuvens carregadas na costa e na Zona da Mata. De acordo com o meteorologista Celso Oliveira, da Somar Meteorologia, trata-se de um sistema chamado onda de leste, comum nesta região no outono e inverno.

Solidariedade
Para ajudar as famílias que perderam praticamente tudo nas enchentes, diversas instituições e entidades realizam arrecadação de alimentos não perecíveis e objetos de higiene pessoal. Há pontos de coleta no Recife, em Olinda e nos 15 campi do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE).

Imagem: TV Globo NE

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More