VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

domingo, 23 de julho de 2017

SÁBADO DA FESTA DAS MAROCAS, REUNIU FORRÓ, SERTANEJO E APRESENTAÇÕES MULTICULTURAIS EM BELO JARDIM

Quem informa é a ASCOM PMBJ -

O segundo dia de realização da 47ª Festa das Marocas começou bastante multicultural, com apresentações no polo alternativo, com o tradicional Carro da Pitú, tocando cirandas e ainda com shows no palco principal do evento. Segundo a organização da festa, cerca de 20 mil pessoas estiveram no evento neste sábado (22). Também conhecida como 'Redenção', a festa segue até a próxima segunda-feira (24), na Avenida Deputado José Mendonça Bezerra, no Centro de Belo Jardim, Agreste de Pernambuco. 

Polo Alternativo

No final da tarde, o polo alternativo abriu as comemorações do evento com muita literatura, cultura popular, música alternativa e teatro. No palco montado na Praça Agamenon Rodrigues Caraciolo, popularmente conhecida como Praça dos Correios, se apresentaram o Grupo Cultural Boi da Gente, a Banda Contemporânea de Pífanos, Virgulados, Pierre Tenório, Jurandex; os poetas Carlos Gomes, David Henrique, Edson Kajuru e Sebastião Gomes, além de outros nomes da cultura belo-jardinense. 

Polo Carro da Pitú 

Já no polo musical que revive as canções das Festas das Marocas de antigamente, o veículo sonoro tradição do evento, Carro da Pitú, contemplou o público ao som de cirandas, marchinhas e do autêntico forró nordestino.

Palco Principal

No palco principal da festa, fechando o segundo dia da Redenção, não faltou animação para o público espantar a fria noite de sábado, com bastante forró e música sertaneja. A primeira atração da noite foi a banda Forró do Firmas, que invadiu a Avenida José Mendonça com muito forró estilizado. Depois, dando continuidade às apresentações do dia, paraibano Tom Oliveira fez os forrozeiros da Marocas 2017 dançarem até não aguentar mais. Por fim, fechando a noite de shows, a dupla Gleydson e Henrick empolgou os belo-jardinenses e os turistas, com muito sertanejo universitário. 

Três shows diferentes para todos os gostos, essa foi a ideia da Secretaria Municipal de Cultura e que de fato acabou tendo seu objetivo alcançado, uma vez que a população aprovou a estratégia. "Festa boa é festa com mistura de ritmos, de vários tipos de músicas, e pra isso não é preciso atrações muito estrondosas, basta trazer os artistas certos para todos os gostos, e Firmas, Ton e a dupla Gleydson e Henrick contemplam isso. A organização da festa está de parabéns", comentou a estudante Francinara Rêgo. 

Atrações deste domingo

Neste domingo (23), como tradição no passado, o veículo sonoro Carro da Pitú abre a festa com cirandas e forró tradicional, acompanhado da apresentação de quadrilhas juninas e muita animação, a partir das 15h, enquanto que à noite, às 21h, sobem ao palco principal o forrozeiro Flávio Leandro, as bandas Gaviões do Forró e, encerrando o evento, Brasas do Forró.

Homenageados

Este ano a Festa das Marocas homenageia uma das suas fundadoras, Maria José Lima, e o histórico animador do evento, Otoni Rodrigues Propaganda, ambos “in memorian”.

O evento

Realizada há 47 anos, a Festa das Marocas é considerada, pela Lei 13.842, Patrimônio Cultural e Imaterial do estado de Pernambuco, desde 2009. Título este, somente concedido, a eventos cuja dimensão cultural e econômica já ultrapassou os limites regionais, como o Carnaval de Olinda e o Galo da Madrugada.

O evento acontece, tradicionalmente, no mês de julho e transforma a cidade em um centro de cultura popular e música, atraindo milhares de pessoas que movimentam o turismo da região e aquecem a economia nos festejos que encerram o calendário junino do Estado.

Com realização da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, este ano a festa conta com o apoio da Rádio Bitury FM e Pitú, "Mania de Brasileiro".




Fotografias: ASCOM PMBJ

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More