RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

quinta-feira, 7 de março de 2024

Dengue: Pernambuco registra aumento de 67,1% no número de casos prováveis em uma semana


Os casos de dengue em Pernambuco registraram um aumento na última semana, de acordo com o Boletim Epidemiológico das Arboviroses, divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) nesta quinta-feira (7). Segundo a pasta, o número de casos prováveis aumentou em 67,1% em sete dias.

Os casos prováveis reúne os que estão em investigação e os números confirmados. Os dados divulgados nesta quinta-feira são referentes à semana epidemiológica 9, entre os dias 1º e 7 de março. 

Até o momento, 356 casos de dengue foram confirmados em Pernambuco, sendo seis casos graves notificados e que seguem em investigação.
 
Além disso, novos municípios entraram na lista de alta incidência de casos, entre eles Araçoiaba, Chã de Alegria e Terra Nova. O critério técnico de alta incidência, estabelecido pelo Ministério da Saúde, considera as notificações acima de 300 casos prováveis por 100 mil habitantes.
 
Na última semana, dois óbitos suspeitos foram descartados. A Secretaria de Saúde ainda investiga outros nove óbitos notificados para as arboviroses, entre elas dengue, chikungunya e zika.

Os sintomas podem ser confundidos com os de outras doenças. Após a investigação, todos os óbitos são discutidos em comitê para confirmar ou descartar os registros, informou a pasta por meio de nota.

Casos de chikungunya e zika

O novo boletim disponibilizado pela Secretaria de Saúde mostra que Pernambuco possui mil casos prováveis de chikungunya e 62 casos confirmados. A incidência da chikungunya no estado é de 11 casos por 100 mil habitantes.

Já a Zika, que não apresenta circulação há alguns anos no Estado, possui 81 casos prováveis, sem nenhuma confirmação.

Monitoramento das arboviroses

Diante do aumento nos números de casos de arboviroses, a Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde e Atenção Primária (SEVSAP) tem promovido ações de combate ao mosquito Aedes aegypt. 

Entre as medidas está a criação do Comitê de Enfrentamento das Arbovisores para debater o cenário atual e ações para reverter o cenário. 

Além disso, a pasta já havia lançado em novembro de 2023 um Plano de Contingência, que consiste em um documento constituído de ações que orienta o enfrentamento dessas doenças, organizado por cinco eixos estratégicos: Vigilância Epidemiológica, Vigilância Entomológica, Vigilância Laboratorial, Assistência à Saúde, Comunicação/Mobilização Social e Gestão.

As ações do Governo do Estado contam com apoio das prefeituras municipais e promovem abordagens educativas à população, mutirões de limpeza, visitas domiciliares, além da capacitação dos profissionais de saúde dos municípios de Pernambuco.

Crédito da Imagem: Divulgação/Fiocruz

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More