RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

quarta-feira, 13 de março de 2024

Pernambuco registra aumento de 365,3% de casos de dengue


Pernambuco registrou um aumento de 365,3% nos casos prováveis de dengue, em comparação ao mesmo período observado em 2023. A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) divulgou, nesta quarta-feira (13), o boletim epidemiológico das arboviroses nº 10, que soma as semanas epidemiológicas de 31 de dezembro de 2023 até 09 de março de 2024. Houve um total de 6.347 casos prováveis durante o intervalo. 

A pasta informou ainda, até o momento, 469 casos confirmados de dengue no estado. No entanto, cinco casos graves estão em investigação. O levantamento aponta um aumento de incidência de casos prováveis de dengue de 70,1 por 100 mil habitantes. 

Já os óbitos, por outro lado, houve 18 notificações, sendo dois deles descartados. Os demais laudos passarão, contudo, por avaliação de um comitê, que deverá confirmar ou descartar os registros. A SES-PE explicou ainda que as investigações dos óbitos acontecem “pois os sintomas das referidas doenças podem ser confundidos com um conjunto considerável de outras patologias”. 

Municípios com aumento de casos de dengue
No momento, os municípios em alta incidência de casos de dengue são: Araçoiaba, Chã de Alegria, Terra Nova, Lagoa Grande e Belém do São Francisco e Itaquitinga. De acordo com o Ministério da Saúde, as notificações acima de 300 casos prováveis por 100 mil habitantes correspondem ao critério de alta incidência. 

Os municípios de média incidência, por sua vez, estão concentrados no Sertão e na Mata Norte do estado. O levantamento mapeou que os casos foram registrados nas regiões de saúde VII, VIII, X e XII. 

Outras arboviroses 
Em relação à Chikungunya, o boletim apresenta 1.340 casos prováveis. A incidência calculada é de 14,8 por 100 mil habitantes, com 75 casos confirmados, até o último levantamento. Já a Zika, que não apresenta circulação há alguns anos no Estado, tem 116 casos prováveis, sem nenhuma confirmação. 

Monitoramento da dengue
Ainda segundo a nota, a Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde e Atenção Primária (SEVSAP) atua, junto às Gerências Regionais de Saúde (Geres) do Estado e municípios pernambucanos, alinhando ações de combate ao mosquito Aedes aegypt. O Comitê de Enfrentamento das Arboviroses existe, a princípio, desde 16 de fevereiro deste ano, e realizou a primeira reunião no dia 21 do mesmo mês. Além disso, a pasta lançou, em novembro de 2023, um Plano de Contingência – que conta com ações que orientam o enfrentamento dessas doenças, organizado por cinco eixos estratégicos: Vigilância Epidemiológica, Vigilância Entomológica, Vigilância Laboratorial, Assistência à Saúde, Comunicação/Mobilização Social e Gestão. 

Crédito da Imagem: Pixabay

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More