RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

domingo, 15 de outubro de 2017

HORÁRIO DE VERÃO COMEÇA EM 10 ESTADOS E NO DF; MAIS UMA VEZ PERNAMBUCO NÃO ADOTA

Quem informa é o G1 PE -

O horário de verão de 2017 começou à 0h deste domingo. Moradores de 10 estados e do Distrito Federal devem adiantar o relógio em uma hora. O estado de Pernambuco fica de fora e, com isso, fica uma hora a menos que o horário de Brasília.

O ajuste vale para as regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal) e vigora até 18 de fevereiro do ano que vem.

Para os pernambucanos, há mudanças em alguns horários da TV Globo. O Bom Dia Pernambuco e o NETV 1ª Edição seguem no mesmo horário. A mudança fica com o Jornal Nacional, que passa a ser exibido às 19h30, logo após o NETV 2ª Edição. A novela Pega Pega é exibida, durante esse período, logo após o Jornal Nacional.

Os bancos na Região Metropolitana do Recife funcionam de 10h às 16h. A mudança, segundo o Sindicato dos Bancários, acontece no interior e na região estendida, onde o atendimento é adiantado em 60 minutos e fica de 9h às 15h.

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) aponta que os horários das passagens são impressos em hora local, por isso, mesmo que as companhias adiantem a partida das viagens saindo do Nordeste do país, o passageiro deve ficar atento ao que está impresso.

Pessoas inscritas em provas e concursos federais devem ficar atentas aos certames que seguem o horário de Brasília. Em Pernambuco, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) por exemplo, será aplicado nos dias 5 e 12 de novembro, uma hora a menos do que a impressa no cartão.

Nas agências dos Correios de Pernambuco, não haverá mudança no horário de funcionamento, mas quem deseja enviar um Sedex ou serviços por meio aéreo e queira que a correspondência seja enviada no mesmo dia, deverá fazer o envio até as 15h. Segundo os Correios, o horário pode variar entre as agências.

Fim do horário?

O governo federal chegou a avaliar o fim do horário de verão neste ano, depois que um estudo do Ministério de Minas e Energia indicou que o programa vem perdendo efetividade.

A análise mostrou que a intensidade de consumo de energia elétrica estava mais ligada à temperatura do que ao horário, com picos nas horas mais quentes do dia.

Porém, o Brasil enfrenta um período de estiagem, com hidrelétricas com níveis de água reduzidos, o que vem obrigando o governo a ligar as termelétricas (de operação mais cara) e até mesmo a importar energia de outros países.

Nesse cenário, qualquer economia de eletricidade é bem-vinda. Por isso, o governo decidiu manter o horário de verão em 2017. Para 2018, o assunto ainda será analisado.

Fotografia: Reprodução da internet

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More