Especialista alerta para os riscos da desnutrição na terceira idade
Redução da capacidade renal, diminuição da massa muscular e disfunção sensorial. Esses são alguns problemas acarretados pela desnutrição na terceira idade, doença que afeta 15% dos idosos do país. A perda do paladar típica do envelhecimento aliada a uma refeição pouco convidativa e pobre de nutrientes pode contribuir, e muito, na aceleração do processo.
Enfermidades crônicas como diabete, reumatismo e doenças do sistema cardiovascular podem estar diretamente ligadas ao problema. “ É muito comum a deficiência de vitamina D para os idosos, além da deficiência imunológica. Por isso é importante manter uma boa alimentação, com frutas, verduras além dos exercícios físicos”, informou o médico geriatra, Reinaldo Madeiro.
Para evitar maiores transtornos, não há outra solução senão redobrar os cuidados na hora de se alimentar. Reduzir o consumo dos hipercalóricos como chocolates, frituras e gorduras é o primeiro passo para quem quer ter uma dieta saudável. “O item alimentação deve ser algo se suma importância ainda na adolescência, com uma dieta rica em proteína, carboidratos, sais minerais, vitaminas e dos líquidos, neste caso especificamente a água”, afirmou.
Informações: Liberdade.com.br
0 comentários:
Postar um comentário