RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

terça-feira, 30 de abril de 2013

CHUVAS DEVEM CONTINUAR A ATINGIR CIDADES DO NORDESTE

As chuvas que vêm causando transtornos - e também alívio - para os nordestinos devem continuar a atingir grandes cidades da região nos próximos dias. Em Pernambuco, o início de maio vai ser de céu nublado e pancadas de chuvas. Nesta quarta-feira (1º), a previsão é de tempo nublado com chuvas esparsas e períodos de melhoria no Litoral e na Zona da Mata. Nas demais áreas, tempo nublado a parcialmente nublado, com chuvas isoladas. 

Foto: arquivo
Até sexta-feira (3), o tempo continuará nublado, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Na quinta (2), possibilidade de trovoadas no Litoral e na Zona da Mata. A temperatura máxima pode chegar aos 32ºC, enquanto a mínima fica em torno de 18°C. 

Segundo a Apac (Agência Pernambucana de Águas e Clima), as chuvas devem continuar a atingir a Região Metropolitana - o que, neste caso, corresponde à RMR, Mata Sul, Mata Norte e parte do Agreste - até meados de julho. Em maio, a agência estima 283 mílimetros de chuvas na região.

Já no Ceará, as chuvas das últimas semanas estão sendo causadas por um ramo da Zona de Convergência Intertropical (ZCI), de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). 

O fenômeno é considerado comum para a época do ano, porém a baixa condição climática para a formação das chuvas atrasou as precipitações no Estado. "O que temos agora é uma manutenção desse ramo no Ceará, principalmente sobre a região central e norte do Estado. Essa permanência se deve as condições climáticas no oceano, que apesar de não ser a ideal para manter o fenômeno, consegue deixá-lo estável ainda pelas próximas semanas", afirma o meteorologista Raul Fritz.

Apesar da possível permanência desse ramo da ZCI, as chuvas previstas pela Funceme para o mês de maio devem ser iguais ou abaixo da média do mês, que é de 116 mm. Para as próximas 72 horas, de acordo com a Funceme, se as condições permanecerem as mesmas, ainda deverá ter chuvas isoladas nas regiões Norte e Central do Ceará.

No Rio Grande do Norte, as chuvas continuam a cair em Natal e no interior pelo menos até o próximo domingo (5). A informação é do meteorologista da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), Gilmar Bristot. Segundo ele, o período chuvoso no litoral começou e o interior está na fase final e o momento é propício para as chuvas, devido às alterações no sistema do Atlântico Sul que aqueceu suas águas.

“Na nossa análise que leva em conta as condições atmosféricas, a concentração de chuvas durante esse período vai estar na faixa litorânea Leste do Estado com chuvas moderadas a fortes na sexta (3), sábado (4) e domingo (5), no início da noite e madrugada. Já no interior a previsão também não será diferente, mas teremos chuvas menos intensas em todas as regiões sempre no final da tarde e início da noite”, explica.

Gilmar Bristot explica ainda, que por causa das chuvas que vêm caindo no Estado, as temperaturas mínimas e máximas voltaram às condições normais tanto na capital, com mínimas de 23° e máximas de 30°, quanto no interior com mínima de 21° e máxima de 33°.

O meteorologista diz que essa é a tendência deve continuar para os próximos meses, normalizando o quadro causado pela ausência de chuvas que fez com que as temperaturas fossem elevadas, com mínima de 27° e máxima de 32° em Natal, na primeira quinzena de abril.

Já na Paraíba, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que os dias chuvosos deverão prevalecer sobre os ensolarados durante o mês de maio na capital paraibana. A previsão é de chuva para 21 dias do mês e, segundo a Agência Executiva de Águas da Paraíba, a estimativa é de que caia, sobre João Pessoa, uma média de 200 mm de água.

A meteorologista da Aesa, Marle Bandeira, explicou que com a intensificação das chuvas as temperaturas também devem sofrer uma queda na capital paraibana. É esperada uma diminuição de pelo menos dois graus nos dias em que houver precipitação, ficando entre 23°C e 26°C. Apesar de João Pessoa ter amanhecido ensolarada nesta terça-feira (30), a previsão é de que caiam pancadas de chuvas alternadas na cidade durante todo o dia, até a quarta-feira (1º).

Informa o NE10

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More