RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

DE PIRES NAS MÃOS

Com informações do Blog do Magno Martins -

Ricardo Coutinho (PSB), da Paraíba, já pediu prioridade à presidente Dilma para agendar uma reunião emergencial com os demais colegas do Nordeste. Foi em território paraibano que, no início deste ano, os nove governadores nordestinos concluíram que a melhor estratégia na convivência com a União, neste momento, passa pela unidade.

Unidade no discurso, na pauta e nos pleitos. De caixa vazio, os governadores encaram o custo da saúde como prioridade das prioridades. Seu financiamento, cada vez mais sufocante pela demanda crescente e pelo SUS, que não tem reajuste há muito tempo. O financiamento da saúde foi o principal ponto do documento que os governadores assinaram após o encontro de João Pessoa.

Drama que se prolonga pelo quarto ano consecutivo, a seca atinge, hoje, 78% do semiárido nordestino e será um dos temais a ser tratado também. Estados como Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte passaram a depender de carros pipas para abastecer os municípios mais afetados e há riscos de racionamento e colapso também nas regiões metropolitanas.

No encontro da Paraíba, os governadores concluíram que existem obras de infraestrutura que precisam de um ritmo mais acelerado. É o caso da Transposição do São Francisco, que anda devagar quase-parando, e a ferrovia Transnordestina, que está totalmente parada.

Os governadores delegaram a tarefa do agendamento ao socialista Ricardo Coutinho por ter sido na Paraíba o Fórum dos Governadores do Nordeste. Embora filiado ao PSB, Coutinho votou em Dilma no segundo turno da eleição presidencial por uma circunstância local.

Cássio Cunha Lima, seu adversário no segundo turno, como tucano apoiou à candidatura de Aécio Neves. Coutinho tem, portanto, uma relação mais próxima com Dilma do que os demais governadores do PSB que se aliaram a Aécio, como o pernambucano Paulo Câmara.

Não se sabe, entretanto, se Dilma abrirá a sua agenda para o encontro ainda esta semana diante do agravamento da crise do escândalo da Petrobras. Mesmo abrindo, não terá condições de atender grande parte dos pleitos, porque não há dinheiro e a ordem da equipe econômica é cortar despesas.

NO LIMITE – Dos mananciais mais comprometidos por causa da prolongada seca os que mais preocupam o Governo são Jucazinho, que abastece Caruaru e mais 17 municípios do Agreste, e Botafogo, que atende Recife. Com apenas 11% da sua capacidade, Jucazinho só tem água para mais 60 dias. Depois de Caruaru a cidade mais atingida será Surubim, onde já tem bairros que só tem água nas torneiras uma vez por mês.

Só Collor – Um estudo sobre tentativas de impeachment de presidentes eleitos na América do Sul após a redemocratização das décadas de 70 e 80 aponta que até 2003 dezesseis presidentes enfrentaram o processo, dos quais nove deixaram o Governo antes do fim do mandato e apenas um, Fernando Collor, foi arrastado pelo impeachment.

Agenda positiva – Depois de romper o silêncio concedendo entrevista coletiva sexta-feira passada, Dilma começa seu périplo pelo País em busca de uma agenda positiva pela Bahia. Na próxima quarta-feira entrega um conjunto de mil unidades do programa “Minha Casa, Minha vida”, em Feira de Santana. Com isso, rompe a fase de enclausuramento em Brasília.

Nitroglicerina pura! – Preso na Polícia Federal em Curitiba, o engenheiro baiano Ricardo Pessoa, dono da construtora UTC, quer contar tudo em delação premiada. Dirá que o esquema de propina na Petrobras começou em 2003, no Governo Lula. Foi ele que financiou clandestinamente as campanhas de Jaques Wagner a governador da Bahia em 2006 e 2010.

Bom exemplo – Ex-conselheiro do TCE, o prefeito de Bezerros, Severino Otávio (PSB), que hoje recebe o governador Paulo Câmara (PSB), é um dos poucos que fizeram bem o dever de casa na aplicação dos recursos do FEM (Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal). Câmara comprova essa realidade na sua passagem pelo município, onde entrega também um trecho de estrada de 8,7 km, ligando o centro ao distrito de Serra Negra.

CURTAS

FRENTE CONTRA – De Humberto Costa, líder do PT no Senado, ao bombardear a nova CPI da Petrobras: ““A CPI não vai trazer nenhum dado novo, vai ser só um palco de disputa política. A PF e o Ministério Público já avançaram bastante na investigação”.

CRESCIMENTO – Mesmo que o Planalto e o PT consigam mobilizar aliados e movimentos sociais, vários consultores políticos avaliam que o governo só conseguirá superar a crise se a economia voltar a crescer. Lembram que essa foi a receita do mensalão, revela Ilimar Franco, de Brasília.

Perguntar não ofende: Quando sai a lista dos políticos envolvidos no escândalo da Petrobras?

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More