RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

"TREMOR DE TERRA" ASSUSTA MORADORES EM CIDADE DE ALAGOAS

Com informações do SETE SEGUNDOS -

Os tremores sentidos na noite desta quarta-feira(18) por boa parte da população de várias cidades do Agreste alagoano provavelmente foram causados em consequência da grande incidência de raios da região. 

A afirmação é do meteorologista do Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélite (LAPIS ) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Leandro Macêdo. De acordo com ele, quando a nuvem não consegue suportar a carga elétrica que é produzida em seu interior ela descarrega essa energia formando os raios.

“Quando o raio toca o chão, a intensidade é tão forte que corta o ar ao meio provocando a sensação de “tremor de terra”, explicou o meteorologista.

Leandro Macedo afirmou ainda que necessariamente não precisa estar chovendo na região para a produção desse fenômeno. Os raios são produzidos a partir de três elementos que existem no interior das nuvens: cristais de gelo, água e granizo. Com os ventos fortes esses elementos se chocam entre si provocando as cargas elétricas.

Abalo Sísmico

O meteorologista do Laboratório Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélite (LAPIS ) informou também que é muito difícil que aconteça um abalo sísmico, que seria realmente o tremor da superfície da terra.

Os tremores de terra são causados pelos encontros das placas tectônicas, que são as camadas sólidas da terra e que estão localizadas no interior dos oceanos. Como as placas tectônicas estão localizadas muito distante da costa leste do Brasil, esse fenômeno é raríssimo de acontecer.

Relatos dos moradores do Agreste

De acordo com os relatos dos moradores de várias cidades do Agreste, a exemplo de Arapiraca, Girau do Ponciano, Craíbas e Igaci, por volta das 22h desta quarta-feira(19) um forte estrondo foi ouvido.

No povoado Pau Ferro das Laranjeiras, em Arapiraca, muitas famílias acordaram assustadas e deixaram suas casas com medo que ocorresse algum desabamento.

“Não sabíamos o que estava acontecendo saímos do interior das casas e esperamos um pouco até que todos se acalmasse”, afirmou uma moradora.

De acordo com um morador uma pequena rachadura que já existia na casa teria ficado maior com o “tremor de terra”.

Defesa Civil

O coordenador da Defesa Civil de Arapiraca, Diego Richard, afirmou que para fazer uma vistoria e avaliar o risco de desabamento ou de qualquer outra situação que possa provocar perigo as famílias é necessário que se faça a solicitação formal .

"Com a solicitação formalizada nós vamos com um engenheiro civil do município avaliar as condições estruturais da residência. Após o laudo do engenheiro e que nós interditamos ou não o imóvel”, informou o coordenador.

A sede da  Defesa Civil de Arapiraca fica localizada na Secretaria Municipal de Meio Ambiente no Centro Administrativo Municipal.   

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More