RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

"DISTRITÃO" SERIA O FIM DOS PARTIDOS POLÍTICOS

Com informações do Blog de Inaldo Sampaio -

Dentre os itens da reforma política, ora em debate no Congresso, que podem piorar o nosso sistema eleitoral, destaca-se o “distritão”, mecanismo pelo qual seriam eleitos à Câmara Federal os candidatos mais votados, independente de partidos ou coligações. Seus malefícios já foram objeto de análise do economista pernambucano Maurício Romão e do cientista político Jairo Nicolau (Iuperj). O sistema é tão ruim que só é praticado em quatro países, entre eles (vejam só!) o Afeganistão. 

Mas o Brasil, infelizmente, tem a capacidade de querer acabar o que está dando certo (a reeleição para ocupantes de cargos executivos) e tentar introduzir em nosso sistema eleitoral algo que, longe de aperfeiçoá-lo, o tornaria pior do que é hoje. Se é para eleger os mais votados, pra que então partido político? Como diz Roberto Freire, presidente nacional do PPS, seriam 513 “indivíduos autônomos”, sem nenhuma subordinação a partidos políticos.

O “distritão” em Pernambuco

Caso estivesse em vigor nas últimas eleições, o “distritão” pouco mudaria a atual bancada federal de Pernambuco. Dos 25 que foram eleitos em 2014, 24 foram exatamente os mais votados, começando por Eduardo da Fonte (PP) com 283.567 votos e terminando em Luciana Santos (PCdoB) com 85.053. Apenas a 25ª cadeira sofreria alteração. Em vez de Kaio Maniçoba (PHS), que se elegeu com 28.585 votos, o eleito teria sido Mozart Sales (PT) que obteve 73.967.

Exclusão – Vai ao ar na próxima 5ª feira, em cadeia nacional de rádio e TV, o 1º programa político do PMDB após a reeleição de Dilma Rousseff. As estrelas serão Michel Temer (vice-presidente), Renan Calheiros (presidente do Senado) e Eduardo Cunha (presidente da Câmara). A secção de Pernambuco deve ficar fora do programa porque faz oposição ao governo federal.

Barba – O deputado Eduardo da Fonte (PP-PE) deu uma repaginada no visual, neste início de legislatura, e ficou quase irreconhecível por parte dos colegas. Reapareceu com a barba grande.

Solidão – O ex-vereador Liberato Costa Júnior (PMDB) define-se agora como “o solitário do Hipódromo” porque nunca mais foi visitado por nenhum membro de cúpula da Frente Popular.

Atraso – Muitos deputados que votaram em Eduardo Cunha (PMDB-RJ) para presidente da Câmara já estão arrependidos porque o homem é evangélico e detesta a comunidade LGBT.

Estreia – Ex-prefeito de Pesqueira, o deputado estadual João Eudes, do PRP, fez sua estreia na Assembleia Legislativa com essas palavras: “Como venho da inciativa privada, não esperem de mim boa oratória, mas sim um companheiro fiel, de palavra e de gestos largos”.

Retorno – Do prefeito de Belo Jardim, João Mendonça (PSD), anteontem à noite no Recife: “Apesar da crise econômica, Dilma está fazendo a coisa certa. O país voltará a crescer em 2015, ela vai terminar o governo com o ibope em alta e pavimentar o caminho para o retorno de Lula em 2018”.

Sucesso – Paulo Câmara estará hoje em Bezerros, ao lado do prefeito Severino Otávio (PSB), para inaugurar obras construídas com recursos do FEM (Fundo de Apoio aos Municípios). Lá, durante o desfile dos “Papangus”, ele quase não consegue andar devido à grande quantidade de pessoas que queriam tirar foto ao seu lado. Foi seu melhor “teste de rua”, até agora, em 54 dias de governo.

Imposto – Jorge Alexandre (PSDB), prefeito de Camaragibe, acaba de pôr nas ruas uma criativa campanha de marketing no sentido de convencer os moradores a pagarem o seu IPTU. As peças dizem que a saúde, a educação, a tranquilidade, mobilidade e qualidade de vida dos munícipes dependem do recolhimento desse imposto, que poderá ser pago em parcela única, até 20 de março, com 30% de desconto.

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More