RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

sábado, 22 de novembro de 2014

CAMPANHA CONTRA A POLIOMELITE E O SARAMPO VAI ATÉ SEXTA

Com informações do JC ONLINE -

As crianças com menos de 5 anos que não conseguiram participar do segundo dia D da Campanha Nacional Contra a Poliomielite e o Sarampo, realizada nacionalmente neste sábado (22), têm até a próxima sexta-feira (dia 28) para comparecer a um posto de saúde e se prevenir. A baixa procura pela vacina tem preocupado os gestores de saúde. Por isso o apelo para que os pais levem seus filhos de seis meses a cinco anos incompletos a uma unidade de saúde. Somente no Recife são 168 postos de vacinação disponíveis durante toda a semana para a imunização.

“A procura não está sendo muito grande e isso nos preocupa. Embora há 25 anos o Brasil não tenha mais registro de casos de poliomielite é importante se vacinar para evitar que o vírus seja reintroduzido no País. Por isso apelamos para que os pais compareçam aos postos. Quem não conseguiu ir hoje (ontem), terá a semana inteira para vacinar as crianças com menos de cinco anos. Também é uma oportunidade de atualizar a carteira de vacinação”, alerta a coordenadora do programa de imunização da Secretaria de Saúde do Recife, Elizabeth Azoubel.

A preocupação da coordenadora se justifica pela baixa demanda de alguns dos principais postos de vacinação da cidade. Neste sábado, foi pouca a procura na Policlínica Lessa de Andrade, na Madalena, Zona Oeste da capital, unidade referência para imunização na Região Metropolitana do Recife. Na unidade, funcionários informaram que chegaram a vacinar, em outros anos, 400 pessoas num único dia D de vacinação. Ontem, poucos pais e crianças circulavam pelo local.

A expectativa da Secretaria de Saúde de Pernambuco é imunizar 625.552 crianças contra a poliomielite (328.691 já foram vacinadas – 52,54% do total) e 220.757 meninos e meninas contra o sarampo (101.568 já foram protegidos - 46,49%). Em ambas as campanhas, a meta é vacinar, no mínimo, 95% do público total. Já a Secretaria de Saúde do Recife planeja vacinar 92 mil crianças. Até o fechamento desta edição não havia sido divulgado o balanço do segundo dia D de imunização.

Quem decidiu vacinar os filhos neste sábado aprovou a divisão da campanha. “Não pude vir no primeiro dia D porque estava trabalhando e durante a semana é ainda mais difícil. Por isso vim hoje (ontem). E escolhi o Lessa de Andrade porque nunca falta vacina. No posto próximo à minha residência, na Várzea (Zona Oeste do Recife), é comum faltar”, afirmou Ana Luiza do Nascimento, que levou Beatriz, 3 anos, para tomar as gotinhas.

O casal Maisa Costa Lima e André Luiz Brito Alves também optou pelo segundo dia D. “Vinhemos no primeiro sábado, mas voltamos hoje porque meu filho teria completado 1,3 ano e poderia atualizar outras vacinas previstas. Mas não deixaríamos de vir de forma alguma”, garantiu a mãe do pequeno André Luiz Filho.

A poliomielite é uma doença infecto-contagiosa grave. Na maioria dos casos, a criança, quando infectada, não morre, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso e provocam paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. O sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, manchas vermelhas, coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa para pessoa, por meio de secreções expelidas ao tossir, falar ou respirar. A única forma de prevenção da doença é a vacinação.

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More