RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

A PRIMEIRA GRAVE CRISE

Com informações do Blog do Magno Martins -

Em menos de um mês de gestão, o governador Paulo Câmara (PSB) acabou gerando mais fatos negativos do que positivos. O recrudescimento da violência é apontado como o principal foco da mídia que puxa o Estado para baixo, como a rebelião de ontem, no Aníbal Bruno, que resultou em mortes.

O governador manteve no cargo o secretário de Defesa, Alessandro Carvalho, com carta branca para mudar os comandos da Polícia Militar e da Polícia Civil, o que fez imediatamente. O tempo é curto, não dá para concluir se as mudanças foram acertadas, mas nunca a violência voltou com tanta intensidade e de forma tão rápida.

Episódios que pareciam ter sumido do quotidiano no Estado, como arrastões, voltam a apavorar a população. Na semana passada, o primeiro arrastão ocorreu na Via Mangue, em plena luz do dia. Três dias depois, se deu da mesma forma, fazendo mais vítimas, no Recife Antigo.

Com isso, o Governo teve que reforçar o policiamento no último fim de semana, para não atrapalhar a programação festiva da Prefeitura do Recife. As cenas de ontem, rastreadas no motim do Aníbal Bruno, são chocantes e deprimentes, como foram aquelas imagens, no Jornal Nacional, de detentos exibindo armas brancas.

Câmara administra um cenário de incertezas na área de segurança. Na verdade, acendeu uma luz amarela, que impõe medidas duras, audaciosas, capazes de enfrentar essa chaga da violência, que seu antecessor, o ex-governador Eduardo Campos, atacou com prioridade absoluta, tendo obsessão pelas metas de redução de crimes.

Não custa lembrar que quando Eduardo assumiu em 2007, Pernambuco era considerado o terceiro Estado mais violento do País, tendo computado naquele ano 4.635 homicídios. Em 2012, ocupava o décimo lugar no ranking nacional, de acordo com o último Mapa da Violência.

Com isso, a taxa de 53,1 assassinatos por cada grupo de cem mil habitantes caiu para 37,1 no período, uma redução de quase 40%. A julgar pelas estatísticas ainda não computadas no Mapa, mas já publicados nos documentos internos da Secretaria de Defesa Social, o total de crimes letais violentos intencionais caiu ainda mais em 2013: foram 3.100, o que dá uma taxa de 34,1 por cem mil habitantes.

Pelos dados do anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a taxa de homicídios caiu de 50,1 para 36,2 por cem mil habitantes entre 2008 e 2012: queda de 28%. É o menor patamar desde que foi criado o chamado Pacto Pela Vida.

No entanto, essa taxa ainda está entre as mais altas do País, e a segurança está longe de ser um problema que será resolvido por Câmara.

SEM CONTROLE– Estranho que o Governo do Estado tenha investido, há menos de dois anos, R$ 25 milhões na requalificação do complexo presidencial Aníbal Bruno e os mesmos problemas continuem, como superlotação, entrada de drogas, armas e até celulares, para que os detentos continuem comandando da prisão sequestros e outros crimes. O Governo parece não ter respostas para a crise na área de segurança.

Cego em tiroteio – A rebelião no complexo de Suape, que resultou na morte de um sargento da Polícia Militar e um detento, põe no colo do governador Paulo Câmara (PSB) uma crise que exigirá pulso forte. O aumento dos índices de homicídio no Pacto pela Vida e os arrastões na Via Mangue e Recife Antigo indicam que o Governo está mais perdido do que cego em tiroteio na área de segurança.

Com Uchoa – O PSB só não assumiu, ontem, a candidatura de Guilherme Uchoa, que disputa o quinto mandato, porque não tem segurança quanto à constitucionalidade da reeleição do pedetista. Mas entre os 15 integrantes da bancada, apenas Aluízio Lessa defende candidatura própria, sendo, assim, voz isolada. Prega no deserto.

Aviso foi dado – No primeiro protesto no Aníbal Bruno, no último dia 7, as cenas de detentos exibindo armas brancas foram parar na mídia nacional, gerando uma repercussão bastante negativa. Parecia ser um aviso de que a rebelião viria, como ocorreu, com um saldo triste: a morte de um sargento e um preso.

Sem tradução – O presidente estadual do PSB, Sileno Guedes, diz que o partido está falando português claro no processo da eleição da mesa diretora da Assembleia, mas parece grego. Ontem, ao final de mais um encontro, que o partido decidiu não decidir. “Já sabemos o que queremos”, diz ele, mas não traduz.

CURTAS

BOA FIGURA – Era uma figura muito querida o pai do deputado Odacy Amorim, sepultado, ontem, em Rajadas. “Seu” Odair Granja de Souza, de 72 anos, morreu domingo passado num acidente automobilístico entre Rajadas, onde morava, e Petrolina.

ATRASO – O prefeito de Águas Belas, Genivaldo Menezes (PT), ainda não pagou o salário de dezembro dos servidores do quadro e terceirizados e sequer sinaliza para uma data, o que está gerando um clima de apreensão e tensão na Prefeitura.

Perguntar não ofende: Quando o PSB vai sair do muro?

'Já perfumei o meu leito com mirra, aloés e canela'. (Provérbios 7-17)

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More