RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

O AGRAVAMENTO DA SECA EM PERNAMBUCO

Com informações do Blog do Magno Martins -

O governador Paulo Câmara (PSB) terá que agir, rapidamente, para enfrentar o agravamento da seca no Estado. Segundo levantamento oficial da APAC (Agência Pernambucana de Águas e Clima), os reservatórios chegaram a um estágio extremamente preocupante para atravessar um ano de poucas chuvas.

Na Região Metropolitana, o quadro também é de apreensão. Enquanto a barragem de Pirapama se encontra numa situação confortável, com 94% da sua capacidade, a de Botafogo está em colapso, com apenas 20%. Se não chover, o Governo não terá como evitar racionamento de água no Recife.

Já no Agreste, região de chuvas raras, o sistema Jucazinho, que abastece Caruaru e mais 17 municípios do Agreste, agoniza. Tem apenas 14% das suas reservas, podendo secar, literalmente, em 90 dias. Se isso vier a ocorrer, Caruaru ainda terá uma tábua de salvação, com a alternativa do sistema Prata.

O colapso de Jucazinho atinge em cheio, entretanto, vários municípios do Agreste, especialmente Surubim. No Sertão, a situação é mais dramática em Custódia, cujo reservatório já secou. Em Afogados da Ingazeira, a barragem de Brotas, que secou há dois anos, está com o nível muito baixo, mais uma vez.

Câmara terá que definir um plano emergencial para socorrer as regiões mais afetadas pela estiagem. O carro pipa é a primeira alternativa, mas de custo oneroso, impossível de ser bancado pelo Estado sem uma parceria com a União. Na gestão Eduardo, a água foi levada para algumas áreas do sertão até de trem.

O quadro exige uma discussão regional com os demais governadores do Nordeste, para que o Planalto se envolva efetivamente, seja através de carros pipas mantidos pelo Exército ou por ações emergenciais do Ministério do Interior.

Afinal, a seca faz estragos em todo Nordeste com a mesma intensidade de anos anteriores, forçando a decretação de estado de emergência e calamidade.

VIAGEM PERDIDA – O deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), candidato chapa branca à Presidência da Câmara dos Deputados, não ganhou um só voto, ontem, na sua passagem pelo Estado. Todos os deputados que estiveram no seu encontro – e foram poucos (cabem numa Kombi) - já haviam declarado que votariam com ele. Perda de tempo:

Qualquer governo – Adversário figadal do senador eleito Fernando Bezerra Coelho (PSB), o prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio (PMDB), faz piada com os acenos de reaproximação de Coelho ao Planalto. “Diferentemente do que muitos dizem, Fernando é político de um lado só, o lado do Governo. Mas que Governo? Qualquer governo”, ironiza.

Reeleição na OAB – Advogados que pedem sigilo da fonte estranham que o presidente da instituição em Pernambuco, Pedro Henrique, tenha aberto uma frente contra a reeleição do presidente da Alepe, Guilherme Uchoa, mas permite, ao mesmo tempo, que presidentes de subseccionais se reelejam inúmeras vezes, como é o caso de Olinda, Salgueiro, Cabo e Petrolina.   

Oposição na briga – Por falar em OAB, a militância jovem de advogados prepara um nome para enfrentar o candidato apoiado pelo grupo do presidente Pedro Henrique. A eleição será em novembro e três pré-candidatos aguardam a sinalização do comandante da instituição: Leonardo Acioly, Roni Duarte e Bruno Baptista.

Enfim, a sinecura! – O ex-secretário da Casa Civil, Luciano Vasquez, algoz do então procurador-geral do Estado no Governo João Lyra, Thiago Norões, seguiu à risca, literalmente, o ditado “Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”, e conseguiu uma sinecura na gestão Paulo Câmara, abrigando-se em uma diretoria de Suape.

CURTAS

PROTESTO – Cegonheiros promoveram um grande protesto, ontem, desta feita em Goiana, em frente à Fiat, na tentativa de sensibilizar à direção da montadora a fazer o transporte de veículos produzidos no Estado por carros-cegonhas da região e não de Betim (MG).

ACREDITE SE QUISER – O senador eleito Fernando Bezerra Coelho (PSB) garante que não tem projeto de deixar o PSB, mas em Brasília os que acompanharam a sua agenda dizem que está com os dois pés fora, porque sabe que não terá o apoio do partido para disputar o Governo em 2018.

PP REAGE - Para o Partido Progressista, Humberto Costa deveria se preocupar com o desempenho de suas funções no Senado Federal e não querer brigar com um partido que tem 38 deputados federais eleitos e cinco senadores.

Perguntar não ofende: Por que Lula anda tão silencioso?

'Honroso é para o homem desviar-se de questões, mas todo tolo é intrometido'. (Provérbios 20-3)

Foto: Reprodução

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More