RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

RECIFE, É CAPITAL BRASILEIRA QUE MAIS MATA NO TRÂNSITO

Com informações do JC ONLINE -

O Recife é a capital brasileira que mais mata no trânsito. A constatação é do relatório O Retrato da Segurança Viária 2014, levantamento que detalha a segurança no trânsito do Brasil realizado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) e concluído no fim do ano passado. Segundo o estudo, Recife tem 34,7 mortes por 100 mil habitantes e lidera o violento ranking. Atrás da capital pernambucana está Fortaleza, com 27,1 mortes por 100 mil habitantes, colocando a região Nordeste à frente da matança ao volante. A proliferação de motocicletas é o que mais teria contribuído, na avaliação dos pesquisadores, para as altas estatísticas.

A desigualdade estatística entre a capital líder e a terceira colocada impressiona. Belo Horizonte (MG), no Sudeste, registrou 22,5 mortes por 100 mil habitantes, seguida por Brasília, com 20,9 e Curitiba, com 20. A mega capital brasileira, São Paulo, obteve destaque no levantamento pelo baixo índice de mortes: 11,8, embora possua a maior frota veicular do País (6 milhões de veículos) e o maior número de habitantes (11,3 milhões). Ainda menos letal foi considerada a cidade de Porto Alegre (RS), no Sul do País, com 11,7 mortes para cada 100 mil habitantes. A capital gaúcha, entretanto, possui apenas 1,5 milhão de habitantes e uma frota de 600 mil veículos.

O relatório também analisou os tipos de veículos que mais se envolveram em acidentes com mortes no País. O Nordeste, apesar de possuir uma frota veicular menor do que outras regiões do Brasil, tem 57,4% a mais de motocicletas que a região Sul, por exemplo. São 5,11 milhões de motos no Nordeste contra 3,24 milhões no Sul. Segundo o relatório, acidentes com motos respondem, proporcionalmente, pela maior parte das mortes viárias do Brasil.

No Nordeste, 43% da frota é composta por motocicletas e 48% dos óbitos são motociclistas ou pessoas que estavam na garupa de motos. No Norte, 47% da frota são motos e 39% é o índice de mortes de motociclistas. No Centro-Oeste, 30% da frota são de motos e 36% é o número de óbitos de motociclistas. No Sudeste, 21% da frota são de motos e 28% é o número de óbitos de motociclistas. Já no Sul, 21% dos veículos são motos e 31% das vítimas que morreram estavam em motos.

Paulo Guimarães, diretor técnico do ONSV, explica que a proposta do levantamento é provocar reações tanto do poder público como da sociedade. “Queremos que os números impressionem e façam o poder público agir, criando políticas públicas para evitar essas mortes. E que a sociedade se choque para mudar hábitos e, ao mesmo tempo, cobre providências do poder público”, afirma. O estudo teve como base os dados de 2012 do Datasus do Ministério da Saúde, a estatística mais atualizada sobre mortes no trânsito existente no País, mesmo sendo de dois anos atrás.

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More