RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

NO COLO DE PAULO CÂMARA

Com informações do Blog do Magno Martins -

O governador Paulo Câmara (PSB) tem que mostrar capacidade de diálogo, negociação e jogo de cintura para evitar o pior cenário nesta crise na segurança pública mais adiante: a greve da Polícia Militar.

Reunidos, ontem, os principais segmentos da corporação deram um prazo até 10 de fevereiro para o Governo se posicionar sobre seus pleitos.

São reivindicações antigas, que provocaram a greve de maio de 2014, na qual o ex-governador João Lyra, atordoado com arrastões na Região Metropolitana por falta de policiamento, teve que recorrer às tropas federais, sendo atendido de imediato pela presidente Dilma.

Naquela ocasião, para pôr fim ao movimento, que apavorou a população, devido aos saques em supermercados e no comércio em geral, Lyra acatou uma proposta que acabou sobrando para o seu sucessor. Os policiais militares querem um aumento entre 30% a 50%, dependendo da patente.

Exigem, ainda, reestruturação da Hospital da PM, no Derby, e a implantação de um programa de gratificação por risco de vida no salário base da categoria, proposta que tramita na Assembleia Legislativa. O documento, enfim, avalizado por Lyra envolve nada mais nada menos do que 18 itens.

Isso sem falar num fato novo eclodido na crise do sistema penitenciário, com três dias de rebeliões: a proteção dos presídios por parte de agentes penitenciários e não policiais militares, que se recusam a acumular a função. Difícil para o Governo?

Pelo menos no plano salarial, impossível. Não há precedente no Estado para aumentos salariais em patamares exigidos pelos militares, não só porque os índices estão muito acima da inflação oficial como, acatados, o Governo estaria provocando uma reação em cadeia por parte de outras categorias, a começar pela Polícia Civil.

Sendo assim, o governador tem pela frente um grande desafio. Se motim em presídios já deixa o Estado refém da agenda negativa, imagine uma greve da Polícia Militar em pleno Carnaval!

SEM CARNAVAL – Sem dinheiro sequer para pagar em dia os servidores e manter os serviços essenciais, prefeitos começam a cancelar o Carnaval. O primeiro a tomar decisão corajosa foi Luciano Duque (PT), de Serra Talhada. Ontem, o prefeito de Limoeiro, Thiago Cavalcanti (PROS), também se dobrou à dura realidade e, em nota, informou que o município fica sem os festejos momescos.

Risco de degola – A versão vem dos próprios petistas: o ex-prefeito João Paulo teria sido rifado da lista de Dilma para a Codevasf por causa da rejeição das suas contas de prefeito do Recife referentes ao exercício de 2008. Há, também, indícios que o petista também perderá a guerra contra outros processos cabeludos que correm na instância federal.

Piada de salão – A candidatura de Edilson Silva (PSOL) à Presidência da Assembleia Legislativa caiu na galhofa. Corre o risco de ter apenas o voto dele, porque a oposição não morre de amores pelo seu estilo, preferindo, se for o caso, a reeleição de Guilherme Uchoa. Silva quer, na verdade, espaço na mídia e está conseguindo.

Tropa conselheira – Secretários mais próximos a Paulo Câmara foram convocados, ontem, para uma reunião de emergência no Palácio ao meio dia. Em pauta, a crise no sistema penitenciário, que tem tirado o sono do governador. As decisões sobre o assunto, portanto, estão sendo tomadas em conjunto e não de forma isolada pelo chefe.

O porta-voz – Responsável pela assembleia dos militares, ontem, no Centro de Convenções, que culminou na primeira proposta levada ao Governo para evitar a greve da PM, o deputado Joel da Harpa (PROS) também conduziu, em seguida, a manifestação da tropa pelas ruas da cidade em protesto contra a morte do sargento Carlos Silveira, na primeira rebelião no Aníbal Bruno, segunda-feira passada.

CURTAS

CALOTE – Não é só o prefeito de Águas Belas que não paga o salário dos servidores em dia. Em Custódia, Luiz Carlos (PT) está sem honrar a folha há dois meses, gerando um clima de insatisfação e revolta na categoria, que já fala em promover manifestações.

ASFALTO – Carlos Alberto, dono da empreiteira responsável pelas obras de restauração da PE-292, ligando Albuquerquené a Afogados da Ingazeira, garantiu ao Governo que, a partir de hoje, operários começam a chegar ao canteiro de obras para instalação da usina de asfalto.

Perguntar não ofende: Qual a saída que o Governo dará para o elefante branco do presídio de Itaquitinga?

'Como o rugido do leão jovem é a indignação do rei, mas como o orvalho sobre a relva é a sua benevolência'. (Provérbios 19-12)

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More