RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

sábado, 8 de abril de 2017

PROJETO "ERA UMA VEZ... BRASIL" LEVA ESTUDANTES À EUROPA, MAIS UMA VEZ

A informação é do Portal BJ1 -

Sucesso nas últimas três edições, o programa “Era Uma Vez… Brasil” chega, mais uma vez, a Belo Jardim através do Instituto Conceição Moura. O lançamento da edição de 2017 será no próximo dia 11/04, no Cine Teatro Cultura, a partir das 8h. Dividido em três etapas, o programa dará a oportunidade a jovens do oitavo ano da rede pública a vivenciar um intercâmbio cultural de dez dias em Lisboa – Portugal, percorrendo os caminhos da corte portuguesa antes da chegada ao Brasil. A iniciativa também é realizada em três estados Pernambuco (PE), Bahia (BA) e São Paulo (SP) confirmados até o momento.

Com três etapas, o projeto vai contemplar até novembro mais de cinco mil estudantes nas cidades em que será realizado. Além do propor a pesquisa sobre história e cultura do Brasil, o programa estimula também a escrita e a leitura, além do conhecimento mais aprofundado sobre capoeira, teatro, música, história em quadrinhos (HQ) e audiovisual. A partir do lançamento, oito meses intensos de atividades, que compreendem desde a preparação do corpo docente, com material didático específico, até a seleção final dos alunos que farão o intercâmbio.

As inscrições estarão abertas até o dia 12 de maio, para estudantes das escolas parceiras indicadas pela secretaria de Educação de Belo Jardim/ PE, e o regulamento disponível no site oficial: www.eraumavezbrasil.com.br.

Etapas
As atividades da primeira etapa do projeto envolve a capacitação do corpo docente. Até junho serão seis encontros, de quatro horas cada, entre os professores e o coordenador educativo do projeto em cada cidade. Nesses encontros, os professores serão estimulados a incentivar os alunos propondo atividades de pesquisa, leitura e culturais, tendo como resultado a produção histórias em quadrinhos e vídeos de um minuto com a temática do projeto. Os cem estudantes que criarem as melhores HQs e vídeos vão para a segunda etapa.

Nessa fase, os adolescentes participam de um campus durante sete dias, em período integral, com oficinas culturais de teatro, música, audiovisual e capoeira. As cem melhores tirinhas em quadrinhos produzidas por eles integrarão o livro “O Dilema de Dom João”, que será distribuído em escolas e bibliotecas no Brasil e em Portugal. Essa etapa é decisiva para a seleção dos estudantes que seguirão para a etapa final do projeto, a viagem a Portugal.

Intercâmbio
Serão dez dias em Lisboa – Portugal, vivenciando experiências e refazendo os caminhos que a família real e a corte portuguesa percorreram antes da chegada ao Brasil, em 1808. Além das visitas, o grupo de adolescentes irá apresentar o curta metragem produzido na segunda etapa do projeto e divulgar o livro de HQs junto às escolas e locais visitados.

Grupo Moura e Instituto Conceição Moura (ICM)
Com 59 anos e uma capacidade de produção superior a 7 milhões de baterias por ano, atualmente o Grupo Moura possui seis plantas industriais, dois centros técnicos e logísticos avançados e mais de setenta centros de distribuição comercial no Brasil, na Argentina e no Uruguai, além de distribuidores parceiros no Paraguai, atendendo assim todo o Mercosul. Atualmente, é uma das maiores fornecedoras de baterias para a frota de veículos em circulação na América do Sul, conquistando prêmios internacionais de qualidade das montadoras Fiat, Ford, GM, Mercedes-Benz e Volkswagen. O Instituto Conceição Moura (ICM) é uma organização privada, sem fins lucrativos, idealizada e mantida pelo Grupo Moura, que desenvolve projetos sociais nas áreas de educação e transformação social, meio ambiente e arte e cultura, incentivando o engajamento de crianças, jovens e adultos com vistas ao desenvolvimento de seu potencial e atuação como agentes de transformação social. Esses projetos são realizados em parceria com o poder púbico e organizações privadas que atuam em prol da educação e de mudanças sociais que melhorem a qualidade de vida da população.

RELAÇÃO DE CIDADES E ESCOLAS PARTICIPANTES:

BELO JARDIM/PE

1.CCM Castelinho 
2.Escola Municipal Luiz Pereira de Amorim 
3.Escola Municipal Manoel Teodoro de Arruda 
4.CEM Prof. José Vieira
5.Escola Municipal Luiza Leopoldina 
6.Escola Municipal Prof. Antenor Viera de Melo 
7.Escola Municipal Dr. Sebastião Cabral 
8.Escola do Campo João Bezerra Filho
9.Escola Municipal Vereador Joaquim Medeiros
10.Escola Estadual Ministro  Marcos de Barros  Freire
11.Escola Estadual Tomas Alves
12.Escola Estadual Professor Donino
13.Escola  Estadual Padre Giovanni

Para saber mais sobre o Instituto Conceição Moura e seus projetos, visite: www.icmoura.org.

Imagem: Divulgação

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More