RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

quarta-feira, 17 de maio de 2017

PE REGISTRA 58 CASOS DE DOENÇAS NEUROINVASIVAS RELACIONADAS À DENGUE E CHIKUNGUNYA E 16 MORTES

A informação é do G1 PE -

Ao menos 16 pessoas morreram com suspeita de ter contraído doenças neuroinvasivas relacionadas a arboviroses transmitidas pelo mosquito aedes aegypti, durante o ano de 2016. A Secretaria de Saúde de Pernambuco registrou ao menos 58 ocorrências de moléstias, que são manifestações atípicas da infecção por dengue e chikungunya, já que não há registro associado ao vírus da zika.

Os dados foram repassados pela secretaria, na manhã desta quarta-feira (17). Ao todo, houve a notificação de 120 casos suspeitos. Vinte e seis foram descartados, 31 tiveram exames inconclusivos e cinco ainda continuam em investigação.

As notificações começaram a ser obrigatórias em maio de 2016 e passaram a ser feitas pelos Hospitais da Restauração e Correia Picanço, no Recife, e Mestre Vitalino, em Caruaru, no Agreste. Ao todo, 102 casos de doenças neuroinvasivas foram diagnosticados na Restauração, sendo outros 12 no Correia Picanço e seis em Caruaru. A maior parte dos casos (64%) ocorreu entre 29 de maio e 3 de dezembro de 2016, período que já apresentava uma baixa nas notificações de arboviroses no estado.

As doenças neuroinvasivas geralmente se caracterizam pelo início agudo de febre, com rigidez de nuca, alteração do estado mental, convulsões, fraqueza muscular. Dos 120 ocorrências notificadas, 40 tiveram como hipótese a síndrome de Guillain-Barré (SGB), doença neurológica autoimune que pode estar associada a infecções virais. Também foram registradas 21 ocorrências para mielite, 17 para meningoencefalite e 17 para encefalite.

Os 58 casos de doenças neuroinvasivas prováveis para infecção por arboviroses, cinco tiveram resultado laboratorial positivo de infecção por chikungunya (até 10 dias do início da infecção). Os demais 53 tiveram resultado positivo para chikungunya e/ou dengue. Ainda de acordo com a secretaria, a média de tempo entre a infecção por arbovirose e e o início do quadro neurológico foi de 8,5 dias.

Imagem: Colorado State University Photography

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More