RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

CHUVA REDUZ DRAMA DO ABASTECIMENTO DE ÁGUA NO INTERIOR DE PERNAMBUCO

As chuvas que têm atingido o Estado desde o último sábado foram suficientes para melhorar a situação do abastecimento de água em pelo menos oito municípios do Sertão. As precipitações regularizaram o nível de açudes dos municípios de Brejinho e Santa Filomena, no Sertão, e Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste. A previsão da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) é de que continue a chover, com menos intensidade, nesta sexta, nas duas regiões, podendo chegar à Zona da Mata e Região Metropolitana do Recife.

Em Custódia, moradores observam
inundação - Foto: Blog de Custódia
Em 16 municípios do Sertão pernambucano, foi registrada precipitação acima da média histórica prevista para o mês. Santa Filomena, distante 631 quilômetros da capital, foi a cidade da região onde mais choveu este mês, acumulando 180 milímetros. “Na previsão feita em janeiro, estávamos esperando que a chuva chegasse até a média em alguns locais. Em fevereiro do ano passado, choveu 80% abaixo da média, no geral, no Sertão, e houve município onde não choveu nada. Esta semana, já tem localidade que atingiu a média prevista para o mês”, explicou o meteorologista da Apac Vinícius Gomes. Já no Agreste, 17 cidades atingiram ou ultrapassaram a média histórica.

Embora a chuva tenha chegado a diversos municípios, alguns ficarão com o abastecimento comprometido porque será necessária readequação dos sistemas de distribuição, que estavam sem uso há muito tempo devido à falta de água. É o caso de Brejinho, no Sertão, que vem enfrentando colapso de abastecimento há oito meses. A barragem de Serraria, que estava seca, conseguiu acumular água suficiente para entrar em operação e a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) teve que instalar novo sistema de captação para conseguir levar água para o município. O sistema está em fase de testes e deve entrar em operação nos próximos dias.

Na região do Araripe, a Compesa deve concluir até esta quinta-feira a reativação do sistema que capta água no açude Paulo Coelho, em Santa Filomena, cuja barragem estava em colapso por falta de uso. A cidade recebe água, com calendário rigoroso, do Sistema Adutor do Oeste. Nesta semana, trechos dessa adutora, no ramal que atende o município, foram arrastados pela intensidade das chuvas. A Compesa aguarda melhoria das condições de acesso para realizar o conserto dos trechos que foram danificados.

Em Santa Cruz do Capibaribe, a barragem de Cacimbas conseguiu juntar 50% de sua capacidade e a previsão é também começar a mandar água para o município a partir de amanhã. As chuvas melhoraram, ainda, o nível das barragens Lagoa do Barro, em Araripina, e Lopes II, em Bodocó. Segundo a Compesa, as precipitações ainda não provocaram impacto nos mananciais do Agreste a ponto de mudar a realidade do abastecimento das cidades. 

Informa o JC ONLINE

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More