RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

SENADOR HUMBERTO COSTA (PT-PE) DEFENDE NOVA PROPOSTA PARA CRIAÇÃO DE NOVOS MUNICÍPIOS

O líder do PT do Senado, Humberto Costa (PE), defendeu a votação na Casa de um novo projeto para criação de municípios. Para ele, é possível chegar a um consenso e aprovar a matéria antes que o Congresso Nacional delibere sobre o veto presidencial à proposta anterior no dia 18 de março.

Reprodução
A presidente Dilma Rousseff vetou totalmente a antiga proposta para a criação, incorporação, fusão e desmembramento de municípios. Na semana passada, o Palácio do Planalto encaminhou ao Parlamento um novo projeto que trata sobre o mesmo assunto. A ideia é garantir a manutenção do veto, ou seja, evitar que ele seja derrubado, e chegar a um entendimento entre os líderes partidários sobre a nova proposta.

Segundo o senador, o novo texto traz mais restrições para evitar criação desnecessária de municípios e a divisão do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), o que poderia gerar uma "uma divisão insuficiente tanto para os novos como para os antigos municípios". "A ideia agora é regras um pouco mais rígidas para a formação de municípios", explicou.

"No que diz respeito às regras para fusão e incorporação não há grandes mudanças. Acredito que podemos construir rapidamente um entendimento no Senado, para que a Câmara possa votar. Assim, haveria a manutenção do veto já que outra proposta estaria em curso", completou.

Para Humberto, a questão do número de habitantes para a nova cidade é que será o principal entrave a ser discutido. Parlamentares do Nordeste, Sudeste e Sul reclamam que houve um rigor maior para essas regiões. "Isso acontece porque no Norte e no Centro-Oeste temos baixa densidade demográfica, então é preciso ter flexibilizar o número de habitantes. Para os casos em que é realmente necessária a criação do município é preciso flexibilizar, mas ao mesmo tempo evitar que municípios inviáveis sejam criados", frisou.

Com informações da Rádio Senado.

Informa o LeiaJá

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More