RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

CORPOS DE VÍTIMAS EM ACIDENTE COM VAN SERÃO VELADOS EM BETÂNIA, PE

O clima é de muita tristeza no Instituto de Medicina Legal (IML), na área central do Recife, onde parentes de trabalhadores rurais que morreram após uma van capotar em Venturosa, Agreste de Pernambuco, aguardam a liberação dos corpos, na noite desta terça (25). De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Betânia, está sendo organizado um velório coletivo em um imóvel no distrito de São Caetano de Betânia, na zona rural do município. 

Foto: Divulgação PRF
A maior parte das vítimas morava nas proximidades da localidade. Já o enterro ficará a critério de cada família. A previsão é que os sepultamentos ocorram nos cemitérios de Betânia, São Caetano de Betânia e nos sítios de Riacho Fundo e Malhada dos Bois.

"No ônibus, quando estávamos vindo para cá [IML do Recife], todos lamentavam muito. Na cidade [Betânia], está um desespero, pois todo mundo lá é 'irmão', se conhece, se fala todo dia. A cidade nunca mais vai ser a mesma", afirmou Antônio Ailson da Silva, sobrinho de Joaquim Alexandre da Silva, um dos mortos no acidente.

Joaquim acrescentou que o tio era casado e pai de três filhos. "Um dos filhos está em choque e pediu para eu vir aqui resolver isso por ele. Meu tio era um homem trabalhador, como todo homem nordestino, que tem que dar de comer à família, pena que a vida quis dar esse destino a ele", disse. Entre 13 e 15 parentes das vítimas viajaram de Betânia para o Recife, distantes cerca de 400 quilômetros, para resolver os trâmites de identificação e liberação dos corpos, que devem ser levados ao município ainda nesta terça.

Van lotada
Em entrevista ao G1, José Pedro dos Santos, tio do motorista da van, que está internado no Hospital da Restauração, na área central do Recife, informou que o veículo que o sobrinho dirigia estava lotado. "Teve gente que perdeu o ônibus [que os levaria para uma usina em Alagoas] e, para não perder o dia de trabalho, escolheu ir de van. Por isso que ela estava com mais passageiros que o normal. Ele costumava fazer esse trajeto duas vezes por semana", contou.

José Pedro também era irmão de Severino Pedro dos Santos, que morreu no acidente. A vítima era casada e deixou uma esposa, três filhas e um filho, que é justamente o motorista da van. "Ficamos sabendo do acidente porque um das vans que fazia o mesmo percurso reconheceu o carro e ligou. Ontem [segunda], falamos muito antes dele sair. Meu sobrinho é viúvo, tem nem um ano que a mulher dele morreu. Ele me chamou para ir com ele, para passear, mas eu não quis ir. Acabei me livrando. Ele era novato nesse trabalho, tinha nem oito meses, mas já era motorista faz tempo", disse.

O G1 ainda conversou com Roberlândia Maria da Silva, 26 anos, esposa de Anacleto Antônio de Souza, 32, que também morreu no acidente. Ela lembrou que o marido tinha dito que aquela seria a última viagem dele à usina em Alagoas. "Ele reclamava que [ser trabalhador rural] era um serviço pesado e que a usina era muito longe. Ele disse que essa era a ultima vez que ia lá e acabou sendo mesmo", relatou. O casal tem três filhos, de 7, 9 e 11 anos. O primo de Roberlândia também ficou ferido do acidente.

Sobreviventes
A maioria dos feridos no acidente está internada no Hospital da Restauração (HR), no Derby, área central do Recife. Quatro pacientes estão com estado de saúde grave, mas estável. São eles: Aureliano Amaral de Souza, Damião Hernandes de Souza, Jorgevan Severino dos Santos e Cícero Manoel dos Santos. Outros dois - Antonio Francisco da Silva e Carlenildo de Souza e Silva – estão em observação médica. A unidade não divulgou as idades dos pacientes.

Outros três sobreviventes – Antonio Jose da Silva,35; Edvaldo Ferreira de Lima, 30; e Erivaldo da Silva Souza, 31 - estão no Hospital Regional do Agreste, em Caruaru. Até o início da noite desta terça, eles estavam sendo acompanhados pela equipe médica.

Os feridos Joaquim Salustiano da Silva e Edenilson Santos Sousa estão no Hospital Otávio de Freitas, na Zona Oeste do Recife. Segundo boletim médico, os pacientes passaram por exames nesta terça. Já o Hospital Getúlio Vargas, na mesma região, recebeu Emanuel Vieira da Silva, 22, e Luiz Amâncio dos Santos, 31. Eles passaram por procedimento cirúrgico e estão em observação.

Entenda o caso
Na noite dessa segunda-feira (24), uma van capotou na BR-424, em Venturosa, no Agreste. De acordo com o inspetor José Pires, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), um dos pneus da van estourou. O motorista perdeu o controle do veículo, que caiu de uma ponte.

O veículo seguia para o município de Coruripe, em Alagoas, onde os passageiros trabalhavam em um canavial.

Informa o G1 PE

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More