RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

PESQUEIRA PROMETE MAIOR PÓLO DE ANIMAÇÃO DO AGRESTE DE PE

O multicolorido carnaval da cidade de Pesqueira, no Agreste pernambucano, conta neste ano com a participação de 115 blocos e troças, além de shows de artistas nacionais e regionais distribuídos nos pólos Central, Prado e Xucurus.

Foto: Arquivo da Internet
Uma das mais tradicionais troças do carnaval é Os Caiporas, que participam da folia de Momo da cidade há mais de 50 anos. Inspirados na lenda de uma assombração que vivia na floresta e pregavam sustos aos moradores da Zona Rural e nos caçadores da região, os Caiporas apareciam durante o carnaval com o intuito de assustar as crianças. Hoje, os componentes dessa troça são vistos como personagens fundamentais da cultural daquela cidade.

Criada em 1962 por João Justino, a troça Os Caiporas arrasta uma multidão de foliões de todas as idades. Eles vestem paletó, calça, camisa social, gravata e máscaras grandes feitas de panos de estopas. Os Caiporas saem no domingo (2) e na terça-feira (4) de carnaval.

Com roupas coloridas e irreverência, as Cambindas Velhas animam com seus tambores o carnaval de Pesqueira há mais de cem anos. Trata-se de um dos blocos mais antigos da localidade. Fundado em 1893, o folguedo tem origem africana e é composto por 50 homens, todos maquiados vestidos com roupas femininas e com maquiagem. As Cambindas se apresentam todos os dias do período de Momo na Praça Principal, no Centro da cidade.

De acordo com a Secretaria de Turismo do município, durante o carnaval deste ano deverá ser registrado um fluxo de 50 mil turistas por dia. A movimentação econômica esperada nos mercados formal e informal é de R$ 10 milhões. A rede hoteleira está lotada, mas ainda existem as opções de alugueis de casas e acomodações nas cidades vizinhas, a exemplo de Arcoverde, Sanharó e Belo Jardim. O folião Antônio Carlos (Pistola) e o empresário Alexandre Ferrer, da Pitú, são os homenageados do carnaval deste ano.

Informa a FOLHA PE

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More