RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

domingo, 27 de janeiro de 2013

BANCO DE MULTITECIDOS DE PE DOA ESTOQUE DE PELE PARA VÍTIMAS DO RS

Depois da tragédia que aconteceu em uma boate em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, em que um incêndio deixou mais de 200 mortos, além de feridos, o Banco de Multitecidos do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) resolveu doar os 2.500 centímetros de pele que tem em estoque para auxiliar no tratamento dos queimados.

Foto: Internet
De acordo com a coordenadora da Central de Transplantes do banco, Noemy Gomes, a expectativa é que a pele siga em um voo na madrugada da segunda (28). A coordenadora conta que já entrou em contato com o banco de multitecidos do Rio Grande do Sul. "Só existem três bancos desse tipo no país, sendo um no Rio Grande do Sul, outro em São Paulo e esse aqui. 

Nós soubemos pela imprensa da tragédia e o responsável técnico daqui falou comigo e pediu para que entrássemos em contato com a central de transplante de lá. Ligamos e perguntamos se estavam precisando", detalha Gomes.

Com o grande número de feridos, a doação ficou acertada. "Entramos em contato com a central nacional de transplantes em Brasília para fazer o transporte. A programação é que saia em um voo às 2h [da segunda]. Vai em caixa térmica com refrigeração dentro, vai direto do aeroporto pra lá", conta a coordenadora.

Como a pele é a primeira barreira do organismo, curativos feitos com pele humana favorecem a cicatrização e ajudam a evitar infecções, ressalta a coordenadora. "A gente vai estar ajudando algumas pessoas, mas o mais importante é mostrar a importância de se doar pele. Ainda existe uma negativa muito grande das famílias quanto a doação de pele. As pessoas ainda têm um preconceito grande. Zeramos o estoque pela situação de emergência", afirma Noemy Gomes.

Informa o G1 PE

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More