RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

MAIS SAÚDE

Brasil é o segundo colocado no ranking mundial da Hanseníase

O número de casos de hanseníase no Brasil tem apresentado uma redução de 26%. Mesmo assim, o País amarga a segunda colocação no ranking mundial de pacientes de hanseníase, perdendo apenas para a Índia. Só em 2012, Pernambuco registrou mais de 2,2 mil casos. No Dia Mundial de Combate à Hanseníase, celebrado neste domingo, Pernambuco também vem apresentando uma redução no número de infectados, mas ainda sofre para conseguir identificar todos os casos da doença.

A coordenadora do Programa de Hanseníase da Secretaria Estadual de Saúde, Raíssa Alencar, explica que a hanseníase é uma doença de notificação compulsória no Brasil. “Estamos em uma fase de redução histórica, mas ainda lutamos para que todos os casos sejam notificados. Com isso, poderemos fazer o acompanhamento necessário a todos”, afirma.

De todos os registros da doença no Estado em 2011, 62% estão localizados na Região Metropolitana do Recife (RMR). Os maiores números são nos municípios de Recife, Jaboatão dos Guararapes e Olinda. Segundo o gerente de Atenção Básica da Secretaria de Saúde do Recife, Arturo Jordan, a rede municipal de saúde do Recife faz todo o acompanhamento necessário.

“Do diagnóstico à cura, todo procedimento para o paciente de hanseníase pode ser feito nos postos de saúde. Só os casos mais complicados são encaminhados às unidades de referência”, enfatiza. Em Pernambuco, o Hospital Geral da Mirueira, o Otávio de Freitas e o Instituto Materno Infantil (Imip) são as unidades de referência.

Em 2011, Pernambuco tinha 8% de todos os casos do País. Esse número aumenta para 12% quando consideramos apenas os infectados menores de 15 anos. Raíssa destaca a importância de identificar os possíveis pacientes menores dessa idade. “Quando encontramos uma criança com hanseníase, nós sabemos que tem um adulto que está transmitindo a doença. Isso porque até os 15 anos nós não consideramos o individuo como transmissor, já que geralmente são mais resistentes à doença”, conta.

Com esses números, o Estado é o nono colocado em identificação de casos e ocupa o 5° lugar quando a doença é encontrada em menores de 15 anos. Na região Nordeste, Pernambuco é o terceiro em números de casos gerais, perdendo apenas para Maranhão e Piauí, e segundo lugar em notificações em menores de 15 anos, ficando atrás apenas do Maranhão.

META
Existe um plano estadual de saúde com metas a serem cumpridas até 2015. Entre elas, alcançar 90% dos casos de detecção esperados, atualmente esse número é de 81,7%, e reduzir para 12% o percentual de abandono de casos, hoje em 16%. O intuito também é atingir 85% de pacientes curados. Atualmente, esse índice é de 78%.

Informa a FOLHA PE

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More