RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

PESQUEIRA, PE, SE PREPARA PARA REVIVER GRANDES CARNAVAIS

Promovido pela Secretaria Municipal de Turismo, o Carnaval de Todas as Culturas, o Carnaval Oficial de Pesqueira, tem atrações para todas as idades. As principais são os desfiles de blocos tradicionais (Lira da Tarde, Cambinda Velha, Caiporas e Catraias), o Baile Municipal, banhos de rua, os shows musicais, a alegria contagiante do frevo na Praça Dom José Lopes, o Quartel General da Folia.

O Carnaval de Pesqueira terá um diferencial a mais que vai movimentar toda a região. É que a Secretaria de Educação do Governo do Estado, em conjunto com a prefeitura de Pesqueira, realiza na quinta-feira (07) à tarde, a quinta edição do Bloco dos Estandartes, evento que reúne jovens de mais de 138 cidades pernambucanas. O desfile acontecerá nas ruas do município de Pesqueira, e contará com a presença de mais de quatro mil estudantes das 237 Escolas de Referência em Ensino Médio e Escolas Técnicas Estaduais.

Cinco dias antes, a prévia acontece com o Baile Municipal, que será realizado na antiga Ford, no dia 02. A partir daí, habitantes de todo o município e visitantes podem se divertir aproveitando a programação, que está distribuída em vários pontos da cidade. A rede hoteleira já está lotada, mas é possível ainda encontrar vagas nas pousadas ou nas casas que são alugadas durante a temporada em Pesqueira. “O Carnaval de Pesqueira não pertence a nós e sim a toda a região. Por isso preparamos toda infra-estrutura para receber milhares de pessoas nesse período”, explica o prefeito.

O multicolorido e a diversidade de ritmos do Carnaval de Todas as Culturas podem ser vistos principalmente nas ruas, nos blocos e nas agremiações tradicionais, que levam irreverência e alegria para os foliões. “São cinco dias de folia intensa, pela manhã, tarde e noite. Damos destaque para o frevo de rua, o frevo de bloco, as escolas de samba, o maracatu, o axé, o hip-hop, o rock e até as antigas marchinhas de Carnaval”, lembra o prefeito.

Outro diferencial na folia de Pesqueira são os camarotes e as arquibancadas, afixadas democraticamente na Praça Dom José Lopes. Nesse ano, a Secretaria de Turismo destina um amplo camarote para os portadores de necessidades especiais. E é de lá que as pessoas podem assistir aos desfiles dos blocos e das escolas de samba, além de praticamente se inserir no maior bloco de Carnaval do Agreste, o Lira da Tarde, que arrasta milhares de foliões por mais de dez ruas e superlota a principal praça da cidade. O Lira da Tarde completa 85 anos neste carnaval.

Conhecido nacionalmente, o Carnaval de Pesqueira injeta milhões de reais todos os anos na economia local, favorece a criação de empregos temporários e dá a oportunidade de geração de renda para o pequeno investidor, além da movimentação financeira no comércio, na rede hoteleira e para os artesãos e pequenos fabricantes de renda, doces e licores caseiros.

Shows

As atrações culturais e musicais serão promovidas na Praça Dom José Lopes, em frente à Catedral, e em outros locais da cidade. A abertura oficial é na quinta-feira (07 de fevereiro) a partir das 23h, com o Trio Asas da América. Outras bandas ainda animam o público interpretando gêneros musicais, como frevo, maracatu, samba, pagode, marchinhas e axé.

Estudantes de todo o Estado fazem prévia do Carnaval de Pesqueira

Uma das prévias do Carnaval de Todas as Culturas 2013, em Pesqueira, será realizada na Praça Dom José Lopes, no centro da cidade, a partir das 14h do dia 07 de fevereiro (quinta-feira), com a presença de milhares de estudantes de todo o estado de Pernambuco, principalmente das Escolas de Referência em Ensino Médio e Escolas Técnicas Estaduais.

A decisão foi tomada num encontro entre representantes da prefeitura e da Secretaria de Educação do Estado, esta semana. A quinta edição do Bloco dos Estandartes é a cerimônia que vai marcar o início dos festejos momescos no município e contará com cerca de 4 mil jovens de 137 municípios pernambucanos.

De acordo com o Secretário de Turismo de Pesqueira, Igor Maciel, trata-se de uma inovação no tradicional Carnaval da cidade, porque terá a participação efetiva da juventude no evento. Integrantes das escolas do sistema em tempo integral e das escolas técnicas de quase todos os municípios do interior de Pernambuco vão invadir Pesqueira para dar o pontapé inicial ao maior carnaval do interior do Estado. A expectativa da Secretaria de Educação do Estado é que quase 4 mil alunos estejam na cidade.

Um mini trio-elétrico vai animar a festa dos alunos e o secretário Igor explica que os alunos das escolas poderão sair de suas concentrações e se unir à festa, na Praça Dom José Lopes. “Será uma festa de todos, com a participação ativa da juventude, dos estudantes”, revela. A partir da abertura, também na quinta a partir das 23h com o Trio Asas da América, Pesqueira vai respirar Carnaval até a quarta-feira de cinzas. Dezenas de blocos, troças e agremiações carnavalescas devem desfilar pelas ruas da cidade, além da alegria dos shows musicais na principal Praça de Pesqueira.

SERVIÇO:

O quê – Bloco dos Estandartes – Colégios de Referencia do Estado
Quando- Quinta-feira (07 de fevereiro), a partir das 14h
Onde- Praça Dom José Lopes, no centro de Pesqueira     

Informa o BLOG O ABELHUDO

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More