RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

DILMA E AÉCIO TÊM PROPOSTAS SIMILARES PARA O NORDESTE

Com informações do Blog de Jamildo -

Em que se pese a diferente penetração no eleitorado nordestino, a presidente Dilma Rousseff (PT) e o senador Aécio Neves (PSDB) têm propostas similares para o Nordeste brasileiro, região que concentra mais de 38 milhões de eleitores e que pode ser decisiva para o resultado das eleições do próximo domingo (28).

Uma das principais obras da região, a Transposição do Rio São Francisco é prometida tanto pelo PT, quanto pelo PSDB. Em meio ao acirramento do segundo turno, o empreendimento ganhou espaço nos guias eleitorais de Dilma e Aécio nas últimas três semanas. A obra prevê a construção de dois canais de 477 quilômetros

O pivô do debate foi o início dos testes no sistema de bombeamento do empreendimento, iniciados dias antes do segundo turno, que foram apresentados pelo PT como a prova de que a obra está saíndo do papel. Na oposição, o PSDB acusa a Transposição de estar parada e de ter estourado o prazo de conclusão e a previsão de custo.

Numa região marcada por um perímetro de mais de 950 mil quilômetros quadrados de semiárido, não é de se estranhar que os projetos de segurança hídrica sejam priorizados. Além da construção de adutoras e ramais em diversos estados, Dilma e Aécio também prometem ampliar o número de poços e cisternas à disposição da população local; que a petista pretende fazer a partir do Programa Água para Todos.

Na área de infraestrutura, os dois candidatos prometem investir no setor ferroviário e concluir a Transnordestina e a Ferrovia Oeste-Leste. O tucano quer dar prioridade a parcerias público-privadas (PPPs).

Tanto Aécio, quanto Dilma também prometem ampliar e fortalecer o programa Bolsa Família, que atinge até sete milhões de pessoas na região, embora tenham visões diferentes para o programa. O PT quer que ele siga no modelo atual, prometendo ampliá-lo a partir da melhora do sistema de busca ativa dos possíveis beneficiários.

Já o PSDB quer transformá-lo no Programa Família Brasileira, que classificaria o benefício em cinco níveis progressivos. Durante a campanha, boatos de que Aécio poderia acabar com o programa foram disseminados na região, o que o levou a prometer transformar o Bolsa Família numa política de Estado.

Outro ponto polêmico na campanha, o Programa Mais Médicos também é defendido por ambos os candidatos que prometem ampliá-lo. Hoje, o Mais Médicos atende 3.700 municípios em todo o País. Foram contratados 14.400 médicos para atuar no programa. Desses, 80% são de origem cubana.

Enquanto Aécio fala em melhorar as condições de trabalho no Sistema Único de Saúde (SUS) e “regular o acesso de estrangeiros ao mercado nacional”, Dilma promete criar o Mais Especialidades para ampliar o atendimento que hoje é restrito à saúde básica.

IMPORTÂNCIA – No primeiro turno, Dilma venceu em oito dos nove estados do País, perdendo apenas em Pernambuco, onde a ex-senadora Marina Silva (PSB) foi a mais votada por contar com o apoio da família e aliados do ex-governador Eduardo Campos, falecido em agosto.

Na região, a petista abriu 12,2 milhões de votos de vantagem em relação ao candidato tucano, o que foi fundamental para neutralizar a liderança de Aécio no Sudeste do País, que concentra os maiores colégios eleitorais. Na primeira votação, a diferença de voto entre os dois candidatos foi de 8,3 milhões.

Para tentar compensar a desvantagem no Nordeste, Aécio foi o único candidato a lançar uma lista de propostas exclusivas para o Nordeste. O plano é chamado de “Nordeste Forte” e promete, até o final do mandato, elevar a renda per capita mínima dos nordestinos para US$ 1,25 diário.

“Se eu puder escolher uma marca pela qual gostaria de ser lembrado, daqui a quatro anos, encerrando meu mandato, eu quero ser lembrado como o melhor presidente que o Nordeste já teve”, disse Aécio, em Campina Grande, na Paraíba.

“Eles que têm uma visão afastada do Brasil não sabem que esse povo é trabalhador, que paga seus impostos”, afirmou Dilma em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. “Hoje aqui no nordeste tem cisternas. Tem casa pra morar. Tem garantia da continuidade do Bolsa Família”, lembrou.

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More