RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

terça-feira, 28 de outubro de 2014

PORQUE DILMA VENCEU A ELEIÇÃO

Com informações do Blog de Inaldo Sampaio -

Até a posse de Dilma Rousseff, choverão análises sobre a vitória dela e a derrota de Aécio no 2º turno da eleição presidencial. Parte da elite paulistana, com a concordância de tucanos locais, atribui a vitória do PT ao efeito eleitoral da “Bolsa Família” nas regiões Norte e Nordeste do país. É uma interpretação preconceituosa que leva o povão a concluir que o PSDB é o “partido dos ricos” e o PT o “partido dos pobres”. 

Como bem assinala o cientista político Túlio Velho Barreto, do mesmo jeito que a elite paulistana votou em Aécio por achar que ele defenderia melhor os seus interesses, a massa nordestina votou em Dilma exatamente pelas mesmas razões. Além do mais, Dilma obteve no Nordeste 20 milhões de votos, ante 26 milhões no Sul/Sudeste, onde a “Bolsa Família” não tem peso. Tendo batido seu opositor em Minas e no Rio de Janeiro. A leitura mais correta, portanto, seria: perdemos porque tivemos menos votos. E ponto final.

Uma bancada de respeito

A proposta de “união nacional” feita por Dilma não sensibilizou nem um pouco José Serra (PSDB), derrotado por ela em 2010 e senador eleito por SP. Serra quer o seu partido fazendo oposição, no Senado, onde vão estar, além dele, a partir de fevereiro, uma tropa que impõe respeito: Aécio Neves (MG), Antônio Anastasia (MG), Aloysio Nunes (SP), Tasso Jereissati (CE) e Cássio Cunha Lima (PB). Mário Couto (PA) também entra no time para divertir a tropa.

Ministros – Mesmo tendo vencido a eleição por poucos votos, Dilma não monta um ministério de qualidade se não quiser. Opções dentro e fora dos partidos que a apoiaram ela tem de sobra: Henrique Meirelles (PSD), Gilberto Kassab (PSD), Josué Alencar (PMDB), Amando Monteiro (PTB), Jaques Wagner (PT), Ciro ou Cid Gomes (PROS), Luiz Carlos Bresser Pereira, etc.

Exceções – O PCdoB e o PP foram os únicos partidos da Frente Popular (21 siglas) que se negaram a marchar com Aécio em Pernambuco. Ficaram com Dilma (PT) e se deram bem.

Goleada – Dilma perdeu para Marina, em Caruaru, no 1º turno, mas no 2º deu um banho em Aécio (60% x 40%) com o apoio solitário do deputado federal reeleito Wôlney Queiroz (PDT).

Dilmistas – Os principais “dilmistas” na cúpula nacional do PSB são o ex-presidente Roberto Amaral, o governador reeleito Ricardo Coutinho (PB) e o senador João Capiberibe (AP).

Papel – A humilhante derrota que Aécio sofreu em Pernambuco no 2º turno foi ruim para a imagem de Marina (foto), que se imaginava a “legítima herdeira” dos votos que pertenciam a Eduardo Campos. A ex-senadora agora será um personagem secundário na política nacional.

União? – Não há coisa mais sem nexo que a proposta de “união nacional” feita por Dilma e por Aécio após a contagem dos votos do 2º turno. Porque nos regimes democráticos o jogo do poder é claro (e óbvio): quem ganha a eleição vai governar e quem perde vai para a oposição.

A voz – Na Câmara desde 1971 (11 mandatos consecutivos), o presidente Henrique Alves (PMDB) pôs no currículo uma derrota inesperada. Perdeu a disputa pelo governo do RN para o atual vice, Robinson Faria (PSD), cujo único cabo eleitoral foi a voz de Lula no rádio e na TV. Henrique teve o apoio de 17 partidos e do senador José Agripino (DEM), adversário histórico de sua família.

Briga – Com a autoridade política de quem coordenou a campanha de Dilma em PE, o senador Humberto Costa nega que o Estado será retaliado pelo fato de Paulo Câmara ter apoiado Aécio Neves. Tomara que seja verdade porque PE não aguenta fazer oposição ao governo federal. Não tem um tostão para investir em 2015, segundo a LOA enviada à Assembleia pelo governador João Lyra Neto.

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More