RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

SAÚDE É BOM SABER!


"O que é bom saber" sobre alimentos, substâncias naturais, terapias e práticas físicas;
A cada dia, pesquisas divulgam novos remédios, terapias e alimentos que podem melhorar a saúde. Para quem se preocupa com o bem-estar físico e mental, fica difícil escolher como proceder entre tantas dicas e receitas. Com seriedade e sem abrir mão da clareza, o médico Paulo Eiró Gonsalves reuniu informações imprescindíveis sobre alimentos, substâncias naturais, terapias e práticas físicas que auxiliam a medicina alopática a garantir melhor qualidade de vida. Comer tomate previne o câncer? Qual é a diferença entre alimentos diet e light? Tomar café faz mal? O que são exercícios aeróbios? Por que o chá verde faz bem à saúde? Como funciona a homeopatia?

Essas e outras perguntas são comuns, mas a profusão de notícias e estudos a respeito de hábitos alimentares e práticas saudáveis acaba mais confundindo do que informando. Ciente dessa dificuldade, o experiente médico Paulo Eiró Gonsalves – autor de vários livros sobre nutrição, um deles vencedor do prêmio Jabuti na categoria Ciências Naturais – reuniu na obra O que é bom saber – Sobre alimentos, exercícios, medicamentos naturais e terapias alternativas que previnem e curam doenças (160 pp., R$ 33,40), lançamento da MG Editores, aspectos da alimentação, da prática de exercícios físicos, de elementos naturais e de terapias alternativas que podem fazer diferença quando se trata de saúde e longevidade.

Sem a pretensão de esgotar o assunto, o livro funciona como um guia de fácil consulta e é indicado para quem deseja viver mais e melhor de forma natural, sem cair nas armadilhas do modismo. “O objetivo é esclarecer temas de que, em geral, as pessoas ‘ouvem falar’ mas não sabem o que realmente significam ou interpretam o que sabem de forma errada”, explica o médico. Isso acontece, segundo ele, com informações sobre urinoterapia, shantala, reiki, ioga, alongamento, musculação, hidroginástica, homeopatia, cogumelo do sol e muitas outras.

A obra mostra por que o vinho é bom para a saúde, o que as frutas de cor vermelha têm de especial e o que agregam os elementos da culinária japonesa como o feijão azuki e a ameixa umeboshi. Assim como em seus outros livros, o autor conta com a colaboração de vários especialistas para sanar dúvidas específicas.

Em atividades físicas, o autor destaca os benefícios das práticas tão aclamadas da ioga e do pilates, e cita ainda hidroginástica, natação, musculação e aeróbica. Sem esquecer dos hábitos alimentares, ressalta a importância da mastigação, esclarece a prática do jejum e os benefícios do vegetarianismo. Quanto a medicamentos, ervas e substâncias naturais, lista inúmeros itens com diversas propriedades, como andiroba, barbatimão e ginkgo biloba, além de ensinar a forma certa de aplicar os elementos para aproveitar o que eles têm de melhor.

Na obra, o médico também discute outras questões, como os calçados que se devem usar, a espiritualidade no tratamento de viciados em drogas e o poder do riso. Por fim, o autor fala sobre terapias alternativas que abrangem da conhecida acupuntura à polêmica urinoterapia.
Destinado ao público leigo e ávido por informações precisas e corretas, o livro não pretende substituir o médico. “Não é essa a finalidade. Quero mostrar que, além dos tratamentos convencionais, existem outros que podem ser acrescentados a eles. Converse com seu médico a respeito. Só ele tem discernimento e competência para decidir”, conclui.

O autor
Paulo Eiró Gonsalves é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e autor de vários trabalhos científicos e livros, entre os quais: Livro dos alimentos(MG Editores), ganhador do prêmio Jabuti como o melhor livro na categoria Ciências Naturais;Como eu como? (MG Editores); Maus hábitos alimentares (Ágora); Frutas que curam (MG Editores); Tudo sobre a criança – Perguntas e respostas (Ibrasa); Alimentos que curam (Ibrasa);Medicinas alternativas – Os tratamentos não convencionais (Ibrasa); Alternativas de alimentação(Almed) e Alimentação natural do bebê, da criança e do adolescente (Almed).

Fonte: Portal da Saúde

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More