RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Tuberculose: Pernambuco é o 2º lugar em mortes no Brasil

No Brasil foram notificados 70 mil casos no último censo

Uma doença negligenciada que acomete grande parte da sociedade brasileira sem causar grandes alardes. Assim é a tuberculose. Uma doença silenciosa e devastadora, causada pela infecção do enfermo junto à bactéria Bacilo de Koch. No Brasil, de acordo com o último censo divulgado pelo Ministério da Saúde (MS), mais de 70 mil casos de tuberculose foram notificados. Desse quantitativo, cerca de cinco mil pessoas faleceram vítima da doença.

Em Pernambuco, os dados apontam o Estado como o segundo no País com maior taxa de mortalidade e o terceiro em incidência pela enfermidade. Já a Cidade do Recife, aparece nas estatísticas em primeiro lugar entre as capitais brasileiras como maior número de mortalidades, chegando a sete mortes para cada 100 mil/habitantes quando a média nacional fica entre 3,5 mortes para cada 100 mil/hab. Para evitar que esse mal se alastre e comemorando o Dia Estadual de Mobilização contra a Tuberculose, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) realizou, na manhã de ontem, uma ação educativa para alertar a população sobre a enfermidade.

Reunidos na estação central de Metrô do Recife, no bairro de São José, estudantes de enfermagem e integrantes da SES distribuíram materiais educativos e explicaram informações elementares sobre a doença para os usuários da estação. Dentro do material, informações como o que é a tuberculose, quais os sintomas, como se pega, entre outras foram divulgadas. Você leitor, por exemplo, sabe como se pega a tuberculose? Bem. De acordo com o material informativo, a doença é transmitida através da tosse ou do espirro de pessoas doentes.

Segundo a coordenadora do Programa Estadual de Controle da Tuberculose, Laíze Brilhante, a ação visa levar informação, um aspecto essencial e que poucas pessoas detêm. “Têm pessoas que não conhecem os sintomas da doença. Por falta de informação. Quando vem diagnosticar, já está com um quadro bem avançado. Não tem que esperar que todos esses sintomas apareçam”, informou Laíze.
Atento as informações disponibilizadas no informativo, o pedreiro Edmilson José de Lima, 47, afirma: “Acho muito importante essa ação. Muitas pessoas não sabem os sintomas e como pega. É bom estar sempre informado para se prevenir. Sempre pego esses informativos para repassar as informações em casa para o meu filho”, contou.

Aos portadores da enfermidade, a rede básica de saúde dispõe de tratamento. De acordo com Laíze, uma vez diagnosticado a enfermidade, o tempo que o usuário leva para erradicar a bactéria transmissora é de 15 dias. Já o período total para a conclusão do tratamento é de seis meses. Para mais informações sobre a doença, a população pode ligar para a ouvidoria da SES através do telefone 0800. ­286.2828.

Saiba mais
A Tuberculose se dá pela propagação do Bacilo de Koch pelo ar. É uma doença grave, que se não tratada pode levar a morte do indivíduo. Existem dois tipos: a pulmonar e a extrapulmonar. A tuberculose extrapulmonar caracteriza-se pela entrada do bacilo por outras partes do corpo, exceto o pulmão. A doença não pega por talheres entre outros objetos, mas sim pelo ar, pois o agente precisa estar suspenso na atmosfera para se propagar.


Informações: Folha de Pernambuco

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More