RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Pernambuco pretende vacinar mais de 1,2 mi de cães e gatos contra a Raiva

Foto: Internet
A Secretaria Estadual de Saúde (SES) participa neste sábado (26) da Campanha Nacional de Vacinação Contra Raiva Canina e Felina. A expectativa é de imunizar, em Pernambuco, cerca de 850 mil cães e 372 mil gatos, totalizando mais de 1,2 milhão de animais. Em todo o Estado, serão 4.785 postos disponíveis para a população.

“A vacinação é gratuita e deve ser feita em cães e gatos a partir de 3 meses de idade”, informa o gerente de Prevenção e Controle de Zoonoses da SES, Francisco Duarte. O último caso de raiva humana em Pernambuco foi registrado em 2008, no município de Floresta. A transmissão foi por um morcego. Já a raiva canina ou felina vem decrescendo no Estado. Em 2010, foram quatro casos (todas caninos), enquanto que em 2011 foi registrada uma ocorrência (também canina).

A raiva é uma doença viral e infecciosa, transmitida por mamíferos. A vacinação desses animais se faz necessária para evitar qualquer caso de raiva humana. A enfermidade é uma doença 100% letal, transmissível de animal para animal e de animal para o homem, por meio da saliva. A passagem do vírus se dá no momento da mordida, arranhão e lambedura de qualquer mamífero infectado. Os cães são responsáveis pela maioria dos casos de transmissão da doença para o homem. Animais silvestres, como morcegos, raposas e macacos também podem transmiti-la. 

Cabe aos serviços municipais de Saúde o controle da transmissão da doença na zona urbana (na zona rural, a vigilância sobre os animais fica a cargo da Adagro). Como nas áreas urbanas os transmissores são basicamente os animais domésticos, a campanha de vacinação contempla, apenas, as populações caninas e felinas.


RECOMENDAÇÕES MÉDICAS – Ao ser agredida por um animal, a pessoa deve lavar imediatamente o ferimento com água e sabão, e procurar com urgência o posto de saúde mais próximo. Cães raivosos apresentam sintomas como agressividade (atacando pessoas e objetos) ou tristeza (procurando lugares escuros), salivação excessiva, dificuldade para engolir, latido rouco e paralisia das patas traseiras.

Nos humanos, a doença ataca o sistema nervoso central, levando à morte. O soro e a vacina para esse tratamento estão disponibilizados na rede do SUS, gratuitamente.
Informações: NE10

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More