RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

domingo, 27 de novembro de 2011

Vendas do final do ano podem crescer até 10%, diz Fecomércio-PE

 (Foto: Kath Coutinho / G1)

Pesquisa entrevistou gerentes e donos de estabelecimentos comerciais. Maior otimismo nas vendas foi detectado nos shoppings centers.


As vendas do final do ano na Região Metropolitana do Recife (RMR) podem superar em 9,6% os números de 2010, de acordo com estatísticas do Centro de Pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio-PE). Foram entrevistados 597 comerciantes, entre empresários e gerentes, dos quais 416 integram o comércio tradicional e 181, os shoppings centers. Dos questionários, 319 foram aplicados na cidade do Recife e o restante, nos demais municípios da RMR.
Os shoppings são os pontos de comércio que demonstram maior otimismo nas vendas, esperando um crescimento de até 15%. Consumidores desses centros de compras também esperam gastar mais do que no ano anterior. A Fecomércio também ouviu 631 consumidores, dos quais 415 foram entrevistados no comércio tradicional e 216 nos shoppings. A Fecomércio-PE verificou que os gastos as classes A e B devem passar de R$ 1.300, em 2010, para R$ 1.739, em 2011.
O setor de jogos eletrônicos teve um crescimento de 145% em relação a novembro do ano passado, na unidade do Recife da livraria Saraiva, de acordo com o gerente Rafael Procópio. "As vendas de todos os produtos da loja cresceram em torno de 20%. A gente está incrementado a equipe com mais sete pessoas que ficam até o final de janeiro, porque, no caso de livraria, o período de alta vai do Natal, quando as vendas dobram, até a volta às aulas", explica. 
José Fernandes de Menezes, economista e consultor da Fecomércio-PE, afirma que esse crescimento é atribuído a diversos fatores, entre eles a redução do desemprego. ”A taxa de desemprego da Região Metropolitana é a menor desde março de 2002 e isso contribui muito. Se você tem menos desemprego, o comércio cresce”, diz. 

Para João Miguel Figuerêdo, gerente da Ri Happy do Shopping Recife, os consumidores estão adiantando as compras para adquirir o produto desejado. “Tem muita gente antecipando as compras, não estão deixando para última hora. Clientes antigos estão chegando antecipadamente para pegar os melhores produtos, pois acontecem muitas faltas de brinquedos 'da moda'. Temos um produto que recebemos 500 unidades e, em dois dias, tudo acabou”, conta o gerente, que terá sua equipe reforçada para as vendas de final do ano em 53 pessoas, a partir do dia 1º de dezembro. 

Apesar das boas expectativas para o Natal, as vendas do varejo de Pernambuco, de janeiro a dezembro de 2011, caíram. A estimativa é de o número fique em 6%, contra os 15% registrados no mesmo período de 2010, de acordo com o economista. “É um número bom, pois temos um crescimento comparado a uma base elevada, de 15%”, explica.


Informações: G1 PE

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More