RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

SAÚDE É BOM SABER! Exageros nas festividades de final de ano podem comprometer a saúde renal

Consumo de álcool em excesso associado a lesões musculares podem levar a síndrome da rabdomiólise e até a insuficiência renal aguda.

Final de ano é sinônimo de festa e diversão. Mas também de preocupação com a saúde, já que os exageros com o consumo de álcool é muito comum. O que poucos sabem é que a soma dessas práticas a lesões musculares não tratadas pode causar o aparecimento de doenças como a rabdomiólise, que pode levar até à insuficiência renal aguda.
De acordo com a nefrologista e diretora da Uninefron, Ângela Santos, a rabdomiólise é uma síndrome resultante da lesão de fibras musculares, onde ocorre a liberação da mioglobina, um pigmento que pode afetar as atividades dos rins. “Se essa lesão não for devidamente tratada, o paciente pode ter uma insuficiência renal aguda, necessitando até mesmo de procedimentos de hemodiálise para filtrar o rim”, alerta a nefrologista.
A síndrome tem uma incidência de 1 em cada 10.000 pessoas e independe de idade, sexo ou raça, podendo ser causada por qualquer condição que resulte em dano no músculo esquelético. Os sintomas observados são urina escura, aumento na dor e sensibilidade muscular (mialgia), fraqueza muscular e outros sintomas, como cãibras, fadiga e dor articular e que devem ser observados naqueles que cometeram tais exageros.
Segundo Ângela Santos, algumas dicas são importantes para se evitar o aparecimento da rabdomiólise. Deve-se evitar uso excessivo de álcool; manter-se bem hidratado (com o consumo de água, água de coco, isotônicos, sucos e outras bebidas que não contenham álcool); evitar o consumo de drogas; e atentar-se para os sintomas de fadiga e dor muscular não justificado pelo esforço desenvolvido.
Além disso, é importante procurar atendimento médico para esclarecer esses sintomas e que sejam tomadas todas as providências para se prevenir um dano renal. “Sabendo o seu limite e evitando os exageros, é possível garantir um final de ano cheio de diversão e sem problemas com a saúde”, garante a nefrologista.

Informações: JORNAL DE CARUARU

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More