RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

sexta-feira, 25 de maio de 2012

OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA ACEITA INSCRIÇÕES ATÉ ESTA SEXTA-FEIRA (25)

Podem concorrer alunos de escolas públicas estaduais de todo o País. Concurso é uma parceria entre o MEC e a Fundação Itaú Cultural.

Alunos da rede estadual de ensino que estiverem interessados em participar da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro têm até sexta-feira (25) para se inscrever. Realizado em parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e a Fundação Itaú Cultural, o concurso chega à sua terceira edição, desta vez, com o tema “O lugar onde vivo”.

Apenas alunos de escolas públicas podem concorrer. Os inscritos devem ser, no mínimo, do 5° ano do ensino fundamental e, no máximo, do 3° ano do ensino médio. Os textos produzidos devem ser relacionados às comunidades onde os estudantes vivem, em aspectos históricos, culturais e cotidianos.

A Olimpíada é dividida em quatro categorias: Poema (alunos de 5° e 6° ano), Memórias Literárias (alunos de 7° e 8° ano), Crônicas (alunos de 9° ano e 1° do ensino médio), e Artigos de Opinião (alunos do 2° e 3° ano do ensino médio).

Para a Secretaria de Educação de Pernambuco, a participação no concurso vai aprofundar os laços de cada aluno com suas comunidades. Além disso, um dos objetivos da secretaria é que boa parte dos estudantes de escolas da rede pública estadual participe, para que aumentem as chances de vitórias para o Estado.

As unidades de ensino estão recebendo material didático especial desde março, que é utilizado pelos professores nos trabalhos e oficinas em sala de aula. Os textos produzidos para a Olimpíada serão avaliados por uma comissão formada na própria escola, que pode indicar um texto por categoria. O prazo de realização de oficinas e avaliação das produções é até 30 de agosto.

Após as avaliações das etapas municipal e estadual – onde professores e representantes da secretaria de educação indicam 500 semifinalistas, sendo 125 para cada categoria – os classificados vão participar de novas oficinas. Eles terão atividades culturais e aulas de formação. Os textos serão então avaliados por representantes do MEC, além de professores de português, representantes das secretarias de educação e do Itaú Unibanco.

Passam à final nacional 152 alunos de cada região, sendo 38 de cada gênero. O resultado final sai em dezembro, e os finalistas levam para casa tablets, além de medalhas. Professores orientadores e estudantes que chegarem à semifinal vão receber medalhas e livros. Os grandes vencedores serão premiados com um notebook.

Informações: G1 PE

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More