Com o objetivo de pensar e estruturar trabalhos de combate à dengue em Pernambuco, a Secretaria Estadual de Saúde está instalando 12 comitês regionais de mobilização social contra a doença.
A ideia principal é incentivar a sociedade a evitar a proliferação do agente de transmissão. Em 2012, Pernambuco registrou um aumento de 77% no número de casos da doença.
Na terça-feira (30), o novo modelo dos comitês foi discutido em Palmares, na Zona da Mata Sul – os trabalhos serão focados na educação doméstica. “A gente observa que, entre as pessoas que adquirem a doença, 90% dos focos estavam nos domicílios.
Daí vem a importância em olhar para nossas casas, para ver se tem algum tipo de foco, nos telhados, calhas, pequenas tampinhas, que podem funcionar como um possível criadouro”, contou a coordenadora do Programa de Combate à Dengue, Claudenice Pontes.
Na região de Palmares, composta por 22 municípios da 3ª Gerência Regional de Saúde, foram notificados 1.149 casos e 497 foram confirmados. “Neste momento, nós entendemos que é importante criar comitês de mobilização nas 12 regionais para que essa mobilização possa chegar mais perto do cidadão, através dos organismos públicos, tanto estaduais como municipais, e das organizações sociais, empresas, comércio”, falou Eronildo Felisberto, secretário-executivo de Vigilância em Saúde.
Outra ação do comitê é a redução do tempo para se ter o resultado dos exames sorológicos. O prazo passará de cinco dias para três dias.
Petrolina
Outro comitê contra a dengue foi lançado em Petrolina, no Sertão do estado. A operação espera já colher resultados positivos neste ano. "O objetivo é discutir ações de prevenção e controle ao mosquito da dengue”, comentou a secretária-executiva de Regulação em Saúde do estado, Adelaide Cabral.
Petrolina é um dos municípios com menor índice de infestação de dengue em Pernambuco. No último levantamento municipal, foram notificados 871 casos e confirmados 317.
Do G1 PE
0 comentários:
Postar um comentário