RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

ENEM SERÁ REALIZADO NO PRÓXIMO FIM DE SEMANA EM TODO O PAÍS

No próximo fim de semana, no sábado (3) e domingo (4), vai ser realizado em todo o Brasil o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nesta edição houve número recorde de inscritos, cerca de 6,5 milhões de estudantes.

Do total, 28.295 candidatos solicitaram atendimento específico por serem portadores necessidades especiais. Outros 85.662, que se declararam sabatistas, pediram autorização para fazer prova a partir das 19h, por motivos religiosos.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), as universidades possuem autonomia e poderão optar entre quatro possibilidades de utilização do exame como processo seletivo: como fase única; como primeira fase; combinado com o vestibular; como fase única para vagas remanescentes.

Entre as instituições públicas que utilizarão o Enem em Minas Gerais estão as universidades federais de Minas Gerais, de Viçosa, de Juiz de Fora, de Lavras, de Ouro Preto, dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, de São del-Rei, de Alfenas, de Itajubá, de Uberaba. O institutos federais do Triângulo Mineiro e do Sul de Minas também aproveitarão as notas do exame. 

O professor, Carlos Alberto Santana, diz que o Enem é o caminho mais curto para se ingressar no ensino superior. O estudante Matheus Barbosa fala sobre a a preparação para as provas, "a escola já está nos preparando desde o início do ano, por isso ficamos mais tranquilos".

Os prepativos para o Enem estão além do conteúdo aprendido em sala de aula, como afirma o professor Roberto Nascimento. "Aquele aluno que lê jornais, notícias em geral e conhecimento de mundo têm plena condição de fazer a prova".

O MEC alerta para que os candidatos verifiquem na página do exame na internet o local designado para a prova. Para acessar, é necessário os números do CPF e a senha.

É importante também conhecer o trajeto até o local de prova. Os participantes devem estar nestes lugares às 13h, mas recomenda-se chegar com uma hora de antecedência. O candidato também não pode trocar a prova de língua estrangeira. A opção deve ser a mesma que consta no cartão de inscrição.

Neste ano, o MEC vai implementar mudanças na correção da redação. Agora, dois avaliadores serão responsáveis pela nota, sem que um conheça a nota atribuída pelo outro. Se houver uma diferença superior a 200 pontos na média obtida, um terceiro corretor será chamado. Cinco competências serão avaliadas para que a nota final seja atribuída.


Sobre as provas
O Enem terá quatro provas objetivas, com 45 questões cada uma, e a redação. No sábado (3), serão aplicadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias. O tempo previsto é de 4h30. No domingo (4) será a vez das provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias. Os candidatos terão 5h30 para a conclusão. 

Resultados
Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados no site do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais  no dia 7 de novembro. Os candidatos poderão acessar os resultados individuais do Enem 2012 a partir de 28 de dezembro, mediante inserção do número de inscrição e senha ou CPF.

Para esclarecer dúvidas
No hotsite do Enem 2012 há todas as informações necessárias sobre o exame. Há também uma página de dúvidas frequentes. Dúvidas também podem ser esclarecidas pelo telefone 0800-616161.

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More