RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

O MUNDO NÃO ACABOU, MAS NO CINEMA ISSO JÁ OCORREU VÁRIAS VEZES; VEJA LISTA DE FILMES

Chegou o dia mais esperado do ano! Após algum tempo esperando a profecia maia acontecer, somos confrontados com mais um boato, o mesmo que ocorreu na virada do milênio e em datas cabalísticas. O fim da profecia não significa, infelizmente, o fim do fim do mundo. 

Com uma necessidade constante de se colocar em situações de medo e se destruir no imaginário, é certo que a raça humana ainda criará mais uma história cheia de embasamentos para colocar qualquer data trivial como o novo apocalipse. O mundo pode não acabar hoje, mas já acabou em diversas situações no mundo do cinema. Ou quase acabou. Confira aqui alguns dos melhores (e piores) filmes que falam sobre o fim do mundo. A lista teve contribuições de Caio Viana e Ritter Fan, nossos editores do Plano Crítico. 

25. Impacto Profundo

Um dos maiores clichês, que tem tudo que um grande clichê precisa. Um evento catastrófico para os Estados Unidos (claro que o filme engloba o país como o mundo inteiro) e a nação norte-americana se saindo como a herói da história, num espírito nacionalista de liberdade e reconstrução. Esse é Impacto Profundo

24. Fim dos Tempos

Sim amigos, Shyamalan desandou bastante após Sexto Sentido e Corpo Fechado. Com o duvidoso A Vila, o desnecessário A Dama Na Água e o detestável O Último Mestre do Ar, é difícil lembrar dos trunfos do diretor. Mas Fim dos Tempos é o fim da picada, que nos apresenta um mundo chegando ao apocalipse devido ao vento.

23. Resident Evil

Individualmente, alguns episódios de Resident Evil conseguem se salvar. Mas se formos ver como um todo, com péssimas ligações entre os episódios e vários argumentos mal-feitos, a franquia pós-apocalíptica não consegue se salvar do famintos zumbis da Umbrella.

22. Guerra dos Mundos

Quando aliens resolvem invadir a terra, nada melhor do que um bom filme de ação para retratar o ocorrido. E quem melhor pra dirigir do que o aclamado diretor Steven Spielberg? Com Tom Cruise e Dakota Fanning no elenco, Guerra dos Mundos é um bom filme quase apocalíptico, mas não chega perto de ser um dos melhores.

21. 2012

O dia mais esperado de todos, infelizmente, não ganhou um filme a altura de seu principal boato. 2012 é uma bomba de 2009 e, embora seja até divertido visualmente, logo ele se torna maçante, além da história não ser uma das melhores. Pra um filme que deveria mostrar o apocalipse, esse decepciona.

20. O Dia Depois de Amanhã

Dessa vez, o mundo quase possui uma nova era ártica, onde o gelo invade o hemisfério norte. Focando mais na história de sobrevivência de Dennis Quaid e Jake Gyllenhaal, O Dia Depois de Amanhã é um agradável filme pós-apocalipse. O que são duas definições que não se encaixam de modo algum.

19. Independence Day

Quando os aliens invadem o planeta, com o objetivo de destruir tudo o que há pela frente, quem nos salva é o exército norte-americano. Com o capitão Will Smith comandando a operação e com várias cenas memoráveis, Independence Day se torna um clássico de apocalipse, mas não um dos melhores.

18. Presságio

Bom argumento no começo e efeitos surpreendentes fazem de Presságio um filme promissor como um grande suspense. Mas é com um final que não mostra nada de concreto apresentado que o filme com Nicolas Cage nos decepciona. No fim, um bom filme, mas que parece um filme diferente do início.

17. The Walking Dead

Uma série de TV, mas uma grandiosa. Com um cenário parecido com Resident EvilThe Walking Deadtem um grande público e um sucesso gigantesco. Não é a toa que está em sua terceira temporada. O único pesar é que seus episódios são, na maioria, irregulares, e por mais que sempre tenha um ótimo gancho, a série não consegue manter um ritmo durante temporadas.

16. The Day After

The Day After conta a história de um holocausto nuclear no Kansas no meio da Guerra Fria. Produzido em 1983 e com uma forte carga dramática e psicológica, é um dos mais indicados filmes de apocalipse.

15. 4:44 – O Fim do Mundo

O mundo já tem dia e hora para acabar. Nesse cenário, um ator (Willem Dafoe) e uma pintora (Shanyn Leigh), decidem passar o último dia de ambos juntos. Numa crônica bem mais deprimente e intimista, 4:44 é um filme que vale a pena ser conferido.

14. O Nevoeiro

Baseado no livro de Stephen King, o que ocorre nessa versão do fim do mundo é uma experiência com outra dimensão, onde monstros se escondem numa fina névoa e destroem tudo o que adentra nela. Tirando o fato de que a reconstrução do mundo ocorre, O Nevoeiro também é uma grande lição sociológica.

13. Ensaio Sobre a Cegueira

Fernando Meirelles, José Saramago e Julianne Moore. Uma combinação que deu certo para alguns e errado para outros. Ensaio Sobre a Cegueira mostra não o apocalipse, mas a terra de caos provinda de uma doença, assunto também explorado pelo recente Contágio.

12. Zumbilândia

Com bastante humor negro e sátira, entramos no mundo de Zumbilândia, que explora a mesma situação de The Walking Dead e Resident Evil, além de muitos outros que tem como foco o apocalipse zumbi. Esse, porém, tem o diferencial de uma comédia em casa situação inesperada.

11. Procura-se Um Amigo Para o Fim do Mundo

Numa fábula de auto-ajuda e busca por paz interior, o terreno apocalíptico é certo e a população faz tudo aquilo que tiver vontade. Numa sociedade altamente desejosa, o personagem de Steve Carell busca seu amor antes que o tempo acabe. Clichê? Muito, mas dá certo.

10. O Livro de Eli

Após o apocalipse nuclear, Eli anda pelos Estados Unidos carregando consigo uma cópia de um livro que pode controlar o resto da população. O livro? A Bíblia. Numa história forte sobre o poder da religião, o mundo após o fim em que Eli está inserido é caótico, uma perfeita distopia.

09. O Planeta dos Macacos

Num mundo dominado por macacos, a raça humana é escravizada e o desejo humano de ser livre é latente em cada momento aprisionado. Com vários remakes e prequels, o que realmente nos assusta é o final, onde os humanos acham destroços da Estátua da Liberdade soterrada. O mundo dos macacos é nosso mundo no futuro.

08. Sunshine – Alerta Solar

Mais uma ficção do que um filme apocalíptico, Sunshine – Alerta Solar conta a história de uma tripulação cuja missão é fazer o Sol continuar brilhando, já que a ameaça de um inverno solar é concreta. Por mais que o fim do mundo não se torne concreto, é um filme bastante recomendado.

07. Armageddon

História mais conhecida sobre o fim dos tempos? Não sei se existe. Bruce Willis, um romance, Estados Unidos e uma música mais que emocional do Aerosmith tocando no clímax. Precisa de mais? Tenho certeza que você já lembrou da cena. Armageddon, bom ou não, é um clássico do tema.

06. A Estrada

Num mundo canibal onde plantas estão mortas e a luz do Sol não pode mais ser vista, é difícil continuar seguindo preceitos humanitários, ou pelo menos ainda pensar na vida em sociedade. Esse é o cenário da longa estrada que Viggo Mortensen e seu filho Kodi Smit-McPhee estão inseridos neste longa de 2009.

05. Eu Sou a Lenda

A raça-humana foi eliminada, e os únicos personagens aos quais somos apresentados são Will Smith e seu fiel cachorro. Para completar, o mundo está dominado por criaturas bizarras que detestam a luz do sol. Na busca de uma cura, num filme mais do que detalhado e com dois finais, Eu Sou a Lenda é um grande filme que surpreendeu a época em que foi lançado.

04. A.I. – Inteligência Artificial

O fim do mundo só se dá nos últimos minutos de A.I. – Inteligência Artificial. Mas a beleza e a emoção da história não permitem que ela fique fora da lista. A fábula de um Pinóquio moderno, inserido num mundo de robôs, é tocante ver a luta de um pequeno andróide na busca de um amor não correspondido, amor materno que nunca foi real.

03. Melancolia

O foco do último filme do polêmico Lars von Trier é outro. Numa batalha familiar entre Kirsten Dunst e Charlotte Gainsbourg, o mundo vai acabando lentamente e dá sinais de seu fim inevitável. O que é horrível, porém, é a sensação de calma, de certo quando vemos o planeta explodindo com o choque de Melancolia. Melancólico é pouco, mas incrível também é.

02. Wall-E

Considerado por alguns (leia-se eu) o filme mais belo da Pixar, Wall-E conta a história amorosa de dois robôs num mundo destruído, onde a raça humana o abandona para viver no espaço. Com uma leve influência de 2001: Uma Odisséia no EspaçoWall-E é um dos contos mais bonitos que a animação já nos pode conceber.

01. Dr. Fantástico

“Mein Führer! Eu posso andar!”. Quando Dr. Fantástico acaba em meio a explosões nucleares, uma música de Vera Lynn e ao brilhantismo de Peter Sellers, percebemos o quão genial é esse conto da Guerra Fria. Poderia ser diferente nas mãos de Stanley Kubrick? Não é um dos clássicos de fim de mundo, mas é de longe um dos mais divertidos.

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More