RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

POLÍCIA FEDERAL DIVULGA BALANÇO DA CAMPANHA DO DESARMAMENTO EM PE

Polícia Federal em Pernambuco, através de nota oficial, divulgou o balanço da Campanha do Desarmamento no Estado. Já foram recolhidas 3.055 armas de fogo e 9.695 munições desde 23 de maio do ano passado até o último dia 31, totalizando 556 dias de campanha. O Recife foi a cidade com o maior número de equipamentos recolhidos, com um total de 2.248 armas.

Em 556 dias de campanha, PRF arrecadou mais de 3 mil
armas em Pernambuco. (Foto: Polícia Federal/Divulgação)
No Brasil, já foram recolhidas mais de 61 mil armas de fogo, ultrapassando o número de armas recolhidas na operação de 2008/2009, que foi de quase 32 mil revólveres, espingardas, pistolas, entre outros. São Paulo lidera o ranking nacional com cerca de 17 mil. As armas arrecadadas são encaminhadas ao Exército Brasileiro para sua posterior destruição.

A Campanha do Desarmamento incentiva a entrega voluntária de armas em troca de indenizações que variam entre R$ 150 e R$ 450 reais, a depender do tipo de arma e do calibre. A campanha também recebe armas de brinquedo, munições, simulacros, armas artesanais ou de fabricação caseira, estas sem pagamento.

Quem quiser entregar uma arma deve acessar o site da Campanha ou o site da Polícia Federal e preencher um guia de trânsito, que autoriza o proprietário a alterar o local de guarda. O documento tem validade de um dia. O portador deve guardar o objeto de forma discreta e descarregado, ou seja, sem munição, de forma a descaracterizar o uso. Estas orientações permitem que a arma seja transportada até o local de entrega sem o risco de ser apreendida por uma eventual blitz policial durante o trajeto. A entrega tem total anonimato.

O pagamento da indenização é realizado pelo sistema Desarma, desenvolvido pelo Minstério da Justiça e a Polícia Federal. Quando a arma for entregue, o responsável faz o cadastro de uma senha de quatro dígitos. A senha deve ser de fácil memorização, uma vez que é impossível conseguir uma nova sequência númerica em caso de esquecimento. No dia seguinte, o entregador pode receber o valor da indenização em qualquer terminal eletrônico do Banco do Brasil.

A Campanha do Desarmamento venceu o Prêmio Unesco na categoria Direitos Humanos e Cultura da Paz, sendo considerada uma das melhores estratégias de promoção da paz do país.

Confira aqui a relação dos pontos de entrega de armas.

Do G1 PE

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More