RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

terça-feira, 30 de setembro de 2014

O "CASAMENTO" DO VOTO EM PERNAMBUCO

Com informações do Blog de Inaldo Sampaio -

Em regra, o eleitor não “casa” o seu voto para presidente com o voto de governador. As motivações políticas são distintas. Em São Paulo, por exemplo, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) tem 51% das intenções de voto, segundo o Datafolha, e deve vencer no 1º turno. Mas o candidato do seu partido a presidente, Aécio Neves, é o 3º colocado, perdendo para Dilma e Marina Silva. 

Já tivemos este filme em Pernambuco em 1994. Ganhou Fernando Henrique Cardoso para presidente. Mas para o governo estadual o eleito não foi o candidato dele, Gustavo Krause, e sim Miguel Arraes, que apoiava Lula. Nesta reta final da eleição, haverá um esforço dos dois principais candidatos a governador para “casarem” seus votos com o de presidente. Armando Monteiro, que tem 34% no Datafolha, tentará “casar” seu voto com o de Dilma, que tem 42%. E Paulo Câmara, que tem 43%, vai tentar seguir junto com Marina, que tem 40%.

O desempenho dos senadores

Dos sete senadores nordestinos que disputam governos estaduais, três estão em 1º na corrida e quatro se encontram em 2º lugar. Estão em 1º Wellington Dias (PT-PI), Eunício Oliveira (PMDB-CE) e Cássio Cunha Lima (PSDB-PB). E na 2ª colocação Lobão Filho (PMDB-MA), Armando Monteiro (PTB-PE), Benedito de Lira (PP-AL) e Eduardo Amorim (PSC-SE). Eunício é ameaçado no CE por Camilo Santana (PT) e Cássio na PB por Ricardo Coutinho (PSB).

Queda – Marina (PSB) não viria mais a Pernambuco nesta última semana de campanha. Mas, atendendo a pedido do vice, Beto Albuquerque, resolveu participar de dois eventos, um em Caruaru e outro no Recife. Seus olhos estão voltados para SP onde está em processo de declínio. No espaço de uma semana, segundo o Datafolha, caiu de 40% para 34% das intenções de voto.

Comando – Sob o comando do pernambucano Sérgio Guerra, o PSDB, com José Serra, teve 44% dos votos presidenciais em 2010. Hoje Aécio está penando para tentar chegar a 20%.

Religião – Cleiton Collins (PP), pastor evangélico, deputado estadual e candidato à reeleição, exibiu ontem em seu horário político o apoio dos pastores Silas Malafaia e Marco Feliciano.

Carga – O PSDB deve estar arrependido por não ter lançado candidato próprio ao governo estadual. Na PB, onde lançou Cássio Cunha Lima, Aécio está com 18% de intenções de voto.

Força – A caminho de sua 5ª eleição para deputado, o tucano Antonio Moraes voltou de Chã Grande, domingo, verdadeiramente surpreso com a multidão que o ex-prefeito Diogo Alexandre (PR) levou às ruas. “Nunca tinha visto aquilo num município pequeno”, disse ele.

Gravação – Fernando Bezerra Coelho (PSB) reuniu ontem num café da manhã, no Recife, 18 vereadores da base governista para fazer uma gravação ao lado deles. É que tem pela frente apenas 5 dias para tirar a diferença que, segundo o Datafolha, o separa de João Paulo (PT).

Ciência – O ex-deputado Maurílio Ferreira Lima completou ontem 74 anos e em vez de fazer festa prestou uma homenagem a Gisela Maranhão, mãe do ativista político Bruno Maranhão e ao cientista Luiz Hildebrando Pereira da Silva, que conheceu no exílio, na França. O cientista, que nasceu em SP, fundou um centro de pesquisas em Rondônia para pesquisar a vacina contra a malária.

É agora! – O engenheiro e ex-prefeito de Paudalho, Eufrásio Gouveia (PMDB), diz que sua cidade, depois de 52 anos, tem chance concreta de eleger um deputado estadual, que seria ele próprio, com apoio do atual prefeito José Pereira (PSB). Ambos apoiam Tadeu Alencar (PSB) para a Câmara Federal. O último estadual que Paudalho elegeu foi Almany Sampaio, irmão de Dorany, em 1962.

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More