RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

PAULO CÂMARA FIGURA COMO O CANDIDATO MAIS ADMIRADO E DE CONFIANÇA

Com informações do LeiaJá -

Na reta final da campanha o cenário político para o pleito de 2014 começa a se desenhar. Os eleitores já conhecem os postulantes ao governo e suas respectivas propostas. Na primeira pesquisa eleitoral do ano, divulgada pelo Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau (IPMN), em abril, o candidato da Frente Popular ao governo de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), amargava 13% das intenções de votos, reflexo do nível de desconhecimento do candidato, que chegava a 54 %. 

O levantamento divulgado esta quinta-feira (25) demonstra que o socialista ainda é um pouco menos conhecido que o seu principal opositor, Armando Monteiro (PTB). Dentre os eleitores entrevistados, 37% declararam conhecer muito bem, 53% conhecem pouco e 7% nunca ouviram falar no candidato da coligação Pernambuco Vai Mais Longe. Em seguida aparece Paulo Câmara, com 29, 55 e 13  pontos percentuais, respectivamente. Um fato curioso é a queda no nível de conhecimento dos candidatos dos partidos nanicos, pois na amostra anterior, eles somavam entre 5% e 4%. Hoje 2% do eleitorado que respondeu ao questionário afirmaram conhecer muito bem os candidatos Jair Pedro (PSTU), Miguel Anacleto (PCB) e Pantaleão (PCO), cada. Já o postulante do PSOL, Zé Gomes, atingiu a marca de 1% dos eleitores que disseram conhecê-lo muito bem.
Quanto ao preparo dos candidatos, 4 pontos percentuais separam os principais concorrentes. Paulo Câmara aparece em primeiro, com 38%, seguido por Armando Monteiro (34%). Mas 14% dos entrevistados ainda consideram que nenhum dos candidatos está preparado para governar Pernambuco. Quando se avalia tal questionamento por regiões, o petebista só supera o socialista no Sertão e na Região do São Francisco. Os números apontam que Armando Monteiro alcança 54 e 43 pontos percentuais, enquanto Câmara conquista 28% e 33%, respectivamente. 

A confiança nos postulantes ao Palácio do Campo das Princesas está acirrada. 36 % do  eleitorado entrevistado considera Paulo Câmara mais confiável que Armando (31%). O aliado de Dilma eleva o nível de confiança no Sertão ( 55%) e na Região do São Francisco (44%). Os admiradores de Câmara somam 35%, contra 31 pontos percentuais de Armando. O quadro se inverte no quesito medo. O petebista detém 18% e o socialista 11%. Apenas no Sertão e Região do São Francisco, Paulo Câmara supera Armando nesse cenário. 

De acordo com o analista político, Maurício Romão, dois fenômenos reforçam a elevação dos índices de conhecimento de Paulo Câmara: a morte de Eduardo e o início do guia eleitoral. “A presença marcante de Paulo Câmara nos acontecimentos em torno da morte do ex-governador deu mais visibilidade ao candidato e o aproximou do eleitor. Como a Frente Popular detém o maior tempo de guia, Câmara ganhou vantagem, pois aparecer continuamente diminuiu bastante o nível de desconhecimento dos eleitores, o que pode também justificar a elevação das intenções de voto nesses últimos tempos”, pontuou o analista. 

Em relação aos números de Armando Monteiro, Romão declarou que o postulante realizou um trabalho ostensivo de divulgação da candidatura, ainda na pré-campanha. Mas por ter uma trajetória política atuante o quadro não se alterou muito. “Armando fez uma campanha muito ostensiva do ponto de vista de visitação, na tentativa de discussão com o interior. Isso o tornou mais conhecido ainda, porque ele já era egresso de uma campanha eleitoral muito intensa, em 2010, quando foi candidato ao senado e recebeu o apoio de  Eduardo Campos. Então, ele já entrou com um nível de conhecimento muito elevado”, ponderou Romão.

Foto: LeiaJáImagens

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More