RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

sábado, 10 de dezembro de 2016

COLUNA! OS BARRADOS NO BAILE DE MICHEL TEMER

A informação é do Blog do Magno Martins -

A primeira visita de Michel Temer (PMDB) como presidente a uma cidade do Nordeste foi marcada por queixas e frustração. Prefeitos e vereadores de cidades vizinhas a Surubim, por onde ele começou a viagem,  foram barrados e não puderam acompanhar o anúncio do investimento de R$ 53 milhões para o projeto de melhoria, reforço e ampliação do sistema Jucazinho.

O vice-prefeito de Santa Maria do Cambucá (PE), Mário Filho (PMDB), cancelou um compromisso pessoal e remarcou reuniões profissionais para acompanhar o presidente Temer. Mesmo sem convite formal, tentou participar do evento. "Achei que como autoridade de um município poderia assistir à solenidade que interessa a todos os moradores da minha cidade. Queria saber sobre o investimento e para onde ele vai, mas só saberei por terceiros", disse.

Depois de receber o convite por telefone do Ministério das Cidades, Hilário Paulo (PSD), prefeito eleito de Brejo da Madre de Deus, cancelou a reunião para tratar da transição de governo e viajou 120 quilômetros até a Barragem de Jucazinho. Ele, no entanto, não passou da barreira formada por policiais militares e soldados do Exército. "Fui convidado ontem à noite, mas não colocaram o meu nome na lista. Já participei de eventos com Lula e Dilma onde a identificação ao cerimonial era o suficiente para entrar", afirmou.

Meia hora antes do início do evento, era grande a concentração de políticos e assessores na porta da barragem. Em nenhum dos dois acessos disponíveis havia, segundo militares que faziam a segurança, rádios comunicadores para tentar a liberação. Sinal de celular também era inexistente. Houve reclamação também por parte de moradores.

A comerciante Maria Helena Miranda, 32, disse "ficar triste" por nem ela nem sua família, que há mais de 20 anos mantêm um bar na entrada da represa, não serem autorizados a assistir à cerimônia. "Dizem que ele [Michel Temer] veio anunciar que ia consertar a barragem que pode estourar se encher de novo. Seria o mínimo ele falar para nós que moramos aqui o que ele vai fazer”, afirmou.

A COR DO DINHEIRO – Ao lado do ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho, Temer assinou duas ordens de serviços para obras hídricas na região. Uma delas é para recuperar e modernizar a barragem, com investimento de R$ 12 milhões na primeira fase, que deve durar de 60 a 120 dias. Incluída no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), a obra em Jucazinho será executada em duas etapas. Na prática, em meio a uma crise de proporções alarmantes, a liberação dos recursos pegou muita gente de surpresa. “Estamos vendo a cor do dinheiro do Governo Temer”, brincou um dos prefeitos presentes.

Obra garantida – Na passagem pelo Estado, onde esteve também em Floresta para acompanhar as obras da Transposição, o presidente Temer disse que seu sonho em dois anos de Governo é conseguir derrotar as crises hídricas pelas quais costuma passar a região, concluindo a transposição. “Posso dizer, com quase segurança, que o trecho leste da transposição será inaugurado até fevereiro ou março no mais tardar. E o trecho norte no primeiro semestre”, garantiu.

Lula e filho denunciados – O Ministério Público Federal em Brasília informou, ontem, que denunciou à Justiça o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o filho dele Luiz Cláudio Lula da Silva pelos crimes de tráfico de influência, lavagem de dinheiro e organização criminosa. A denúncia foi presentada no âmbito da Operação Zelotes. De acordo com o MPF, a denúncia foi feita após as investigações apontarem indícios de envolvimento do petista e de seu filho, além de Mauro Marcondes e Cristina Mautoni – que também foram denunciados - em negociações apontadas pelos investigadores como irregulares e que levaram à compra de 36 caças do modelo Gripen pelo governo brasileiro.

Violência contra mulher – Uma pesquisa mostra que aproximadamente três em cada 10 mulheres nordestinas (27,04%) sofreram pelo menos um episódio de violência doméstica ao longo da vida. Em termos de violência física ao longo da vida, Salvador (BA), Natal (RN) e Fortaleza (CE) são as três cidades mais violentas da região, respectivamente. Nesse levantamento, foram entrevistadas dez mil mulheres nos nove estados do Nordeste. Os dados integram o primeiro relatório da pesquisa de Condições Socioeconômicas e Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, divulgado em Fortaleza.

Universidade em Salgueiro – O prefeito eleito de Salgueiro, Clebel Cordeiro (PMDB), tem encontro agendado com o ministro da Educação, Mendonça Filho, na próxima semana. Em pauta, a possibilidade real de o município ganhar no Governo Temer a primeira universidade do Sertão Central, com cursos em praticamente todas as áreas, com destaque para Medicina. “Isso seria o maior investimento que o Governo poderia fazer na região, porque muitos estudantes de Salgueiro e de cidades próximas têm recorrido às universidades de Petrolina e Juazeiro do Norte (CE) para continuar seus estudos”, afirma Clebel.

CURTAS

FGTS - A autorização do saque de uma parcela do FGTS para que trabalhadores possam quitar empréstimos com bancos está sendo estudado pelo Governo Michel Temer para tentar acelerar a recuperação da economia brasileira. Outra medida é a liberação de recursos que os grandes bancos depositam obrigatoriamente no Banco Central, os depósitos compulsórios, para usá-los no refinanciamento de dívidas de pessoas jurídicas e físicas.

NO SERTÃO – A Compesa iniciou uma operação para identificar e combater as ligações clandestinas e o furto de água ao longo da Adutora de Jatobá, responsável pelo abastecimento do município de Sertânia, no Sertão do Moxotó. A fiscalização começou já percorreu 10 km da adutora, que tem ao todo 36 km de extensão, da Estação Elevatória de Cruzeiro do Nordeste até a cidade de Sertânia. A Compesa também constatou furto de água.

Perguntar não ofende: Temer perdeu o medo de andar pelo País? 

Imagem: Divulgação

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More