RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

RAPIDINHAS DO BLOG! ESPECIAL FIM DE ANO

A informação é do Blog -

É Tri - Pela 3ª vez consecutiva, o Vereador Claudemir Paulino vai para o seu 3º mandato como o único representante do distrito de Xucuru que, há 12 anos, ficou sem nenhum vereador pelo município de Belo Jardim, quando até os anos 2000, elegia duas vagas no poder legislativo.

É Tetra - Pela 4ª vez, o atual prefeito de Belo Jardim, João Mendonça, tomará posse para o seu quarto mandato, neste domingo, 1º de janeiro, fazendo história na política do município, o único eleito e reeleito duas vezes seguidas.

20 Anos - Há exatamente duas décadas, o grupo Galvão ganhava sua última campanha eleitoral em Belo Jardim, justamente com o PSB, partido que atualmente, está com João Mendonça, nome para qual o grupo perdeu o poder político há 16 anos.

Tradição I - Neste sábado (31) haverá o tradicional réveillon em Xucuru, desta vez, com o show de Givaldo e os Bons do Forró, em praça pública, a partir das 22h. Mais uma realização do Vereador Claudemir de Xucuru, com o apoio da Prefeitura de Belo Jardim e da Secretaria Municipal de Cultura e Eventos.

Tradição II - A comunidade do Sítio Palha de Xucuru, mantém a tradição e realiza a festa de ano novo ao ar livre, com Jorge do Sinal de Pesqueira, neste sábado (31), uma parceria de comerciantes e a população local, que contribuem para o evento acontecer em clima de muita alegria.

Novatos - A Câmara Municipal de Vereadores de Belo Jardim terá oito novos nomes para a legislatura 2017-2020, já que cinco dos atuais parlamentares não concorreram, e dois não ganharam no pleito deste ano. Como o número de vagas subiu de 12 para 13, apenas 5 estarão assumindo um novo mandato, e dois estarão voltando à casa.

Chegado - Como o vice-prefeito eleito de Belo Jardim, é dos mais próximos do prefeito reeleito João Mendonça, não existe nenhuma possibilidade de rompimento entre ambos, como ocorreu com o atual, que logo no início do mandato se afastou do governo, e este ano não conseguiu eleger-se vereador de novo.

Processo - Com uma liminar do Presidente do TSE, Gilmar Mendes, o João Mendonça toma posse pela quarta vez como prefeito de Belo Jardim, aguardando uma decisão posterior do julgamento do processo pelo qual sua candidatura foi indeferida para as eleições municipais de 2016. Ele ficará no cargo, provisoriamente, até uma decisão final da instância federal.

Suspense - Ainda está indefinida a nova presidência da Câmara de Vereadores de Belo Jardim, que poderá ter uma reeleição ou até mesmo um novo comando, sendo que o grupo da situação elegeu um vereador a menos que as oposições, com vários nomes na disputa, precisará de uma negociação para eleger alguém ligado à ala governista.

Fora - Depois de vários mandatos como vereador e depois de ter colocado o filho Rafael como seu substituto, o ex-vereador e ex-candidato a vice-prefeito, Zé Lopes ficará de fora da política nesta próxima legislatura, já que Rafael não concorreu à reeleição, sendo que a família Lopes Silveira apoiou e elegeu o empresário Marcelino.

Sem elas - A nova formação da Câmara de Vereadores de Belo Jardim, que inicia a partir deste domingo (1º) não terá se quer uma mulher como representante da classe feminina, como teve até este ano, com uma e depois duas vereadoras, antes com Claudiane, filha do ex-vereador Cecílio Boy e ainda com a suplente Da Paz, que veio ser Vereadora junto com  a professora Patrícia, esposas dos ex-vereadores Pedro Taboquinha e Wilsinho, respectivamente, o segundo está de volta ao poder legislativo, depois de insucesso como candidato a vice-prefeito em 2012.

Saudade I - Há quase oito meses, a região de Xucuru perdeu um grande nome da sociedade, Alex Martins, Agente de Saúde, Professor e Socorrista Civil, um homem de garra que não media esforços para ajudar as pessoas, quando elas precisavam dele, a qualquer hora do dia ou da noite, mas uma terrível doença o tirou para sempre do convívio familiar e do amigos, deixando uma enorme saudade.

Saudade II - Justamente em 15 de novembro, dia que se comemorava grande vitórias eleitorais, o ex-vereador por Xucuru e ex-vice prefeito de Belo Jardim, Zé Amorim, faleceu , deixando uma lacuna enorme na política local e municipal, pois ele foi um grande líder político durante décadas, conseguindo várias obras para a comunidade, como a barragem do abastecimento para a população, entre outros benefícios, como escolas e mais ações importantes ao lado dos irmãos Heleno (in memeorian) e Antônio.

Adeus I - Dos atuais 12 vereadores de Belo Jardim, sete deixarão a casa legislativa neste dia 31, pois alguns não concorreram, por opção ou por desilusão com a política, ou até mesmo por terem sido substituídos por parentes que já assumiram uma cadeira na casa, anteriormente, como os casos de Patrícia, Nen Cabeludo, e Vando de Ginaldo, desses, apenas Patrícia elegeu o esposo, que volta ao cargo, depois de quatro anos fora. Outros dois não se reelegeram, Da Paz e Tio do Pastel, já Rafael Lopes e Jairzinho, por opção, não concorreram novamente.

Adeus II - Os irmãos Cabeludos, como ficaram conhecidos Cristiano e Nen Carvalho, um vice-prefeito e outro vereador, ambos alternaram as candidaturas de 2012, quando foi candidato a vereador em 2016 e outro a vice-prefeito, não conseguindo vencer como a quatro anos atrás, sendo que Nen ainda sonha em ser vice-prefeito igualmente ao irmão Cristiano, que está terminando seu mandato neste dia 31, ambos ficarão de fora da política, talvez, temporariamente. Se voltarão, o tempo dirá.

Único - Depois de várias décadas e legislaturas, desde o início dos anos 2000, o distrito de Xucuru, pertencente ao município de Belo Jardim, agreste de Pernambuco, após ter ficado sem nenhum representante na Câmara Municipal em 2004, e desde a eleição de 2008, continua com apenas um vereador da localidade, brigando pelas causas da população, ele é o Claudemir Paulino.

Longevidade - Já passa dos dez anos que o pároco José Gomes de Melo (Pe. Nilson) atua nas comunidades católicas de Xucuru, na sede e na zona rural, através da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus de Sanharó, cuidando do fiéis com toda dedicação e responsabilidade às a ele foram confiadas. Nunca um padre durou tanto por aqui.

Expectativa - Iniciando um novo governo a partir deste domingo, o Prefeito João Mendonça deverá mudar alguns dos seus secretários, para ajustar a máquina administrativa, criando uma expectativa de novos dias para o município.

Continua - O trabalho do Vereador Claudemir Paulino é os quatro anos do mandato, diferente de outros que buscam votos aqui, que só aparecem para pedir e prometer, em época de eleição.

Na rede - Com 6 anos de internet fixa e dois de móvel, é notório o crescimento de pessoas nas redes sociais na região de Xucuru, e agora que  a rede está chegando em sítios do distrito, a expectativa é que mais pessoas de várias idades cheguem ao mundo virtual, para se comunicar com amigos e compartilhar felicidade.

Perguntar não custa nada... dependendo da pergunta: Belo Jardim terá eleição suplementar em 2017, depois, ou não haverá essa nova disputa?

Imagem: Reprodução da internet

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More