RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

CHUVAS PROVOCAM 6 MORTES E DEIXAM MAIS DE 46 MIL FORA DE CASA NO ESPÍRITO SANTO

A região Serrana do Espírito Santo desperta a maior preocupação da Defesa Civil Estadual, nesta terça-feira (24), véspera de Natal. Segundo o órgão, a previsão é de que o volume de chuva ultrapasse os 100 milímetros, em 24 horas. As cidades que têm maior risco de enchentes e deslizamentos de terra são Itaguaçu, que já registrou duas mortes; Itarana; e Santa Maria de Jetibá.

Foto: Daniela Hâmerly Soares Hartwig/ VC no G1
No estado, mais de 46 mil pessoas precisaram deixar suas casas por causa da chuva, que deixou seis mortos e 49 feridos. Dos 78 municípios, segundo o governador Renato Casagrande, em torno de 50 foram afetados. O governo do estado criou, nesta segunda-feira (23), um gabinete de crise para reforçar os trabalhos de ajuda às vítimas da chuva.

A presidente Dilma Rousseff chega ao Espírito Santo, na manhã desta terça, para fazer um sobrevoo em áreas de risco.  A agenda também prevê reunião com Casagrande e outras autoridades locais. Esta é a primeira vez que Dilma vem ao Espírito Santo depois de eleita. No domingo, o governo federal já havia enviado 72 homens da Força Nacional de Segurança para prestar socorro às famílias em áreas mais isoladas.

Doações
Em meio a tanta tristeza, milhares de capixabas se uniram em uma corrente de solidariedade, na Praça do Papa, em Vitória, e organizam as doações. Até o final da tarde desta segunda-feira, haviam sido distribuídas mais de 2.500 cestas básicas, 62 mil litros de água e 3.500 colchões. 

Abrigos
Entre as mais de 4 mil pessoas em abrigos das prefeituras, a esperança de passar o Natal em casa é o que prevalece. “Fico muito feliz em saber que tanta gente está ajudando. Espero poder passar o Natal em casa”, disse a moradora de Cariacica, Edna Bispo. Em Jardim América, Cariacica, 73 pessoas estava abrigadas em uma escola, nesta segunda-feira.

A auxiliar de limpeza Maria José de Oliveira chegou ao abrigo no domingo. “Moro em Campina Grande e lá ficou tudo alagado. Fiquei com muito medo. Decidi procurar um abrigo. Não saiu a água da minha casa ainda. Perdi tudo na chuva dessa domingo. Não deu pra salvar nada. Se não fosse as doações a gente estaria perdido. O meu amanhã vai ser melhor do que o hoje”, contou.

Vila Velha
Moradores dos bairros Cobilândia e Jardim Marilândia, em Vila Velha fizeram um protesto nesta segunda-feira (23): um churrasco em meio ao alagamento. Eles impediram o trânsito na Rua João Francisco Gonçalves e apenas ambulâncias tiveram a passagem permitida pelo local. Os moradores alegaram que quando os veículos passam, jogam ainda mais água dentro de casas e de estabelecimentos comerciais.

São Gabriel da Palha
O município de São Gabriel da Palha foi atingido por duas enchentes em dois dias. Barrancos deslizaram e paredes de casas caíram. Em todo município, mais de 200 famílias tiveram que sair de casa e foram levadas para abrigos. Os prejuízos passam de R$ 20 milhões.

Rodovias federais
Além dos problemas nas rodovias federais que cortam Linhares, Colatina e Domingos Martins, por conta das chuvas, outros pontos em estradas também merecem atenção, de acordo com o DNIT. Os motoristas que passarem pela BR-101, em Cariacica, nos kms 280 e 288, devem ficar atentos ao trânsito em meia pista por causa de erosões no acostamento. Já na BR-381, emNova Venécia, nos kms 50 e 54, o lado direito da pista está interditado.

Informa o G1 ES

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More