RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

quinta-feira, 16 de abril de 2015

DOCENTES DESCUMPREM LIMINAR E 47% DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE PE CONTINUAM AFETADAS PELA GREVE

Com informações do G1 PE -

Apesar da decisão do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), divulgada na quarta (15), determinar a suspensão da greve dos professores da rede estadual, 47% das escolas foram afetadas pela paralisação nesta quinta-feira (16). Segundo balanço divulgado pela Secretaria Estadual de Educação, profissionais de 13% das unidades de ensino (133 escolas) aderiram totalmente ao movimento, enquanto 34% dos colégios (356 unidades) tiveram as atividades parcialmente afetadas. Já 53% (556 escolas) funcionaram normalmente nesta quinta. Os números são referentes ao turno da manhã.

A liminar do Poder Judiciário obriga o retorno imediato dos docentes ao trabalho sob pena de multa diária de R$ 30 mil. A decisão do desembargador Jovaldo Nunes atendeu a um pedido do Executivo Estadual contra o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe). Procurada pela reportagem, a entidade comunicou que vai recorrer assim que for notificada oficialmente pela Justiça.

Na tarde desta quinta, professores e alunos fizeram um protesto na Zona Sul do Recife em defesa da educação e a favor da paralisação dos docentes. O Sintepe reivindica aumento de 13,01% para toda a categoria, formada por quase 50 mil profissionais. A proposta do governo estadual é aumentar o salário dos professores com ensino médio (antigo magistério), o que corresponde a 10% da categoria.

O ato desta quinta ocorreu nas proximidades do Parque Dona Lindu, em Boa Viagem. "Estamos fazendo um ato para que o governo cumpra a Lei do Piso. Além disso, é importante que se diga que continuamos paralisados. A greve só começa e termina com assembleia de professores", explicou a representante setorial do Sintepe, Zoraya da Paz.

O jovem Yago Rodrigo, 19 anos, foi um dos organizadores do ato junto aos estudantes. "Não é só protestar pelo direito do professor, é pelo nosso também, porque quando o professor é prejudicado, a gente também é", disse o aluno da Escola de Referência Ruben Moreira, situada em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife.

Nesta sexta (17), os professores voltam a se reunir em assembleia prevista para ocorrer no Centro de Convenções, em Olinda, onde devem discutir os rumos da paralisação. Em nota, a Secretaria de Educação recomenda aos pais de alunos e responsáveis "que encaminhem os estudantes para a suas escolas a fim de voltarem à normalidade das aulas".

Foto: Katherine Coutinho/G1

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More