RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

quinta-feira, 30 de abril de 2015

SÃO JOÃO DA CRISE

Com informações do Blog do Magno Martins -

Sexta-feira passada, dez prefeitos saíram do gabinete do secretário da Casa Civil, Antônio Figueira, com a certeza de que não terão um tostão do Estado para os festejos juninos. Reunidos, ontem, em Agrestina, quinze prefeitos do Agreste e Zona da Mata Sul que integram um consórcio resolveram reduzir o tamanho do São João. O tempo da festa será menor e o número de atrações também.

O que se ouve nos arredores do gabinete de Figueira é mais preocupante ainda: somente os tradicionais polos juninos verão a cor do dinheiro do Estado para contratar artistas para o São João. É o caso, por exemplo, de Caruaru, que compete com Campina Grande no Nordeste.

Gravatá e Arcoverde, pela ordem, também são grandes polos e devem ser igualmente aquinhoados. O resto estaria fora. O São João é a festa mais antiga, tradicional e animada do Nordeste. Muita gente não abre mão de curtir. Quando em ano chuvoso, com safra, fica melhor ainda de ser comemorada com o recheio da canjica e do milho assado na beira da fogueira.

Nunca um prefeito, mesmo em tempos mais bicudos, teve coragem de deixar de bancar a festa. Pode até não fazer o carnaval, como o prefeito de Serra Talhada decidiu este ano, mas renunciar aos festejos juninos seria grave equívoco, um suicídio político. O ano de 2015 é de vacas magérrimas e poucos terão dinheiro ou coragem de se endividar para bancar a festa.

Por isso mesmo, é bom se antecipar como fizeram os prefeitos do Agreste e Mata, ontem, para preparar o espírito da população. Ao Estado, que não vem conseguindo pagar sequer servidores contratados, fornecedores e honrar com os contratos de obras, cabe jogar limpo e ser realista.

Se não tem dinheiro, não dá para bancar a festa de ninguém. Aliás, o Estado está com pendências de pagamento de artistas da festa junina do ano passado, através da Empetur e Fundarpe. Soube que muitas bandas, como a Brucelose, de Gilson Machado Neto, estão com pendências de mais de um ano.

Desta forma, é melhor não contar com o Estado. Ruim para o Governo, os municípios e, principalmente, os artistas, os mais penalizados, que já ficam com um pé atrás quando são informados que não são as prefeituras que pagarão os seus shows, mas o Estado.

BANDA LARGA - O ministro Ricardo Berzoini (Comunicações) garante que sua equipe está finalizando a estratégia que vai garantir, até 2018, internet de banda larga para 95% da população brasileira. Segundo ele, o desafio será garantir a conexão em velocidade média de 25 megabits. Berzoini disse que atualmente todas as escolas urbanas contam com internet, mas a velocidade baixa acaba limitando o uso do serviço à área administrativa das escolas.

João PauloPendurados no pincel – O futuro dos ex-deputados João Paulo e Fernando Ferro, ambos do PT e sem mandato, ainda é uma grande certeza no segundo escalão federal. O vice-presidente Michel Temer, coordenador das arrumações no segundo escalão, ainda não tem data para levar à presidente seu mapa de redistribuição do poder no governo. Um integrante de sua equipe confirma que o PT vai perder muito espaço e que já há resistências.

Razão da demora – O drama de João Paulo e Ferro, de acordo com os articuladores do Planalto, é que a base aliada se ampliou e que “o Governo precisa de todos”. A pulverização partidária transformou um partido de dez deputados tão importante quanto um de 60. Falando sobre o clima entre os aliados, um parceiro de Temer esclareceu que não está batido o martelo e que ainda não começou a fase do perde-ganha.

Livre de perseguição – A mais nova estrela do PSB, a senadora Marta Suplicy, que rasgou a ficha de filiação ao PT e jogou no lixo, está tranquila quando às ameaças da legenda petista de que tomará o seu mandato por infidelidade partidária. Ele já pesquisou e não encontrou precedentes de julgamento no TSE sobre a mudança de partido de ocupante de cargo majoritário, como o Senado.

Geraldo JúlioÉ só especulação – Aos que especulam que existe, hoje, um distanciamento entre o governador Paulo Câmara e o prefeito Geraldo Júlio, este usou, ontem, a tribuna do Todos por Pernambuco, no Centro de Convenções, em Olinda, para se derreter em elogios ao aliado. “Paulo está de parabéns por ouvir o povo e entrar para a história como o governador que já realizou o maior Todos por Pernambuco da história”, afirmou, sob os olhos atentos de Câmara, que estava ao seu lado.

CURTAS

SEM CONVITE– Perguntado, ontem, por que não prestigiou a inauguração da Fiat, que atraiu o mundo político e empresarial de Pernambuco, o prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio (PMDB), foi muito sincero: “Por um motivo muito simples: não fui convidado”.

GERES– O deputado Rogério Leão (PR) pediu, ontem, ao secretário de Educação, Fred Amâncio, a abertura de uma Gerência Regional de Educação para o Baixo Sertão do Pajeú com sede em Serra Talhada. Hoje, a única Geres da região fica localizada em Afogados da Ingazeira, compreendendo 17 municípios.

Perguntar não ofende: Até quando vai durar a greve dos professores em Pernambuco?

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More