RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

quarta-feira, 15 de abril de 2015

O GRITO DO NORDESTE

Com informações do Blog do Magno Martins -

Os governadores do Nordeste têm, hoje, um cara a cara com 177 parlamentares que representam seus Estados no Congresso para uma tomada de posição sobre projetos de interesse comum que estão travados no parlamento e, mais do que isso, emendas que possam ser apresentadas ao ajuste fiscal.

O ministro da Fazenda, Joaquim Lecy, já antecipou que o Governo está aberto ao encaminhamento de propostas ao ajuste. Responsável pela condução do encontro e por fazer a articulação com os governadores e a bancada nordestina, Ricardo Coutinho (PSB), antecipou para ontem a chegada de alguns colegas nordestinos e presidiu um encontro prédio num hotel de Brasília.

Segundo ele, além de colher sugestões para o ajuste fiscal, a discussão também passa pelo agravamento da estiagem na região, o modelo arcaico de financiamento da saúde pelo SUS, que hoje é um grande gargalo, e a retomada de obras que estão paradas, a exemplo da Ferrovia Transnordestina ou andando a passos de tartaruga, como é o caso da Transposição do São Francisco.

“Vamos tentar sensibilizar deputados e senadores eleitos pelo Nordeste para agilizar a votação de matérias importantes para a região, bem como discutir as medidas de ajuste fiscal necessárias para manutenção de investimentos do Governo Federal”, disse o governador paraibano.

O governador Paulo Câmara (PSB) chegou ontem no final da tarde a Brasília e seguiu direto para o encontro. Segundo ele, na última reunião do Fórum Nordeste, em João Pessoa, os governadores acertaram uma pauta comum em defesa da região, mas muitos projetos dependem da boa vontade e da decisão política da bancada no Congresso.

“Temos uma bancada expressiva, de 117 deputados e senadores e, juntos, podemos ser mais fortes”, disse Câmara, adiantando que iria procurar todos os deputados da bancada pernambucana – 25 ao todo – e mais os três senadores – para apresentar as necessidades mais urgentes do Nordeste, especialmente do Estado, previamente apontadas e priorizadas na reunião da Paraíba e no recente encontro com Dilma.

DESORGANIZAÇÃO– Nem todos os deputados nordestinos foram informados antecipadamente do encontro de hoje com os governadores. “Não estou sabendo”, disse Jarbas Vasconcelos (PMDB), que tomou conhecimento através deste blogueiro. Mesma reação teve Augusto Coutinho (SD), que só soube por meio de um ofício chegado, ontem, ao seu gabinete, assinado pelo governador da Paraíba.

Eugênio na UTI – É grave o estado de saúde do ex-deputado Pedro Eugênio (PT). Há três meses, aproximadamente, ele se encontra internado na UTI do hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo, com sequelas decorrentes de uma cirurgia coronariana. Ex-secretário da Fazenda e Planejamento na gestão de Arraes, Eugênio disputou as eleições passadas já enfrentando os mesmos problemas, não obtendo sucesso nas urnas.

Segundo escalão– O vice-presidente e ministro das Relações Institucionais, Michel Temer, passou o dia, ontem, sofrendo pressões para agilizar a nomeação do segundo escalão federal. João Paulo, ex-prefeito do Recife, não reeleito federal, está cotado para assumir a Sudene, enquanto o ex-deputado Fernando Ferro tem lugar garantido na Chesf.

Vai abrir o bico? – Não está descartada a possibilidade do ex-deputado Pedro Correa Neto (PP) optar pela delação premiada. A informação chegou, ontem, à bancada federal pernambucano por um parente bem próximo de Corrêa, que está preso na PF de Curitiba, envolvido na operação Lava a Jato. “Ele vai abrir o jogo”, dizia um parlamentar no salão verde da Câmara.

Fim da farra– Está por um fio o fim da reeleição nas assembleias legislativas e nas câmaras municipais. Projeto nesse sentido, de autoria do deputado Augusto Coutinho (SD) deve começar a ser discutido, nos próximos dias, na Comissão de Constituição e Justiça. Segundo ele, a matéria já foi considerada prioridade pela mesa diretora da Câmara dos Deputados. Se passar, acaba a farra. Tem Câmara antecipando a reeleição em até um ano.

CURTAS

DESEMPREGO– O deputado Miguel Coelho (PSB) joga a culpa no Governo Federal a onda de demissões no porto de Suape. “O Nordeste tem sido a região mais fragilizada pela crise econômica. Só em Ipojuca, segundo ele, mais de 25 mil postos de trabalho foram extintos, sem que haja uma reação do Governo.

JANTAR– O deputado Jarbas Vasconcelos (PMDB) ofereceu jantar, ontem, a parte da bancada pernambucana no Congresso. A outra metade – são 25 deputados e três senadores – ficou para a próxima semana. Jarbas tem sido uma voz firme da oposição pelo afastamento da presidente Dilma.

Perguntar não ofende: A chiadeira dos governadores nordestinos em Brasília vai resultar em alguma coisa?

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More