RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

sexta-feira, 20 de abril de 2012

SAÚDE É BOM SABER!

Antidepressivo pode causar hipertensão durante a gravidez

Tomar antidepressivos durante a gestação aumenta o risco de alta pressão arterial na gestante, é o que indica um estudo publicado no The British Journal of Clinical Pharmacology. Os pesquisadores observaram mais de 13 mil gestantes, das quais um pouco mais de 1200 tinham hipertensão induzida pela gravidez e sem histórico de hipertensão anterior a gestação. Foi descoberto que o risco de ter pressão arterial alta era 53% maior nas mulheres que estavam tomando algum tipo de antidepressivo.

Foi apresentado um risco maior ainda, de 81%, nas gestantes que tomavam Paxil, um antidepressivo que os médicos costumam prescrever comumente. Ele faz parte de um grupo de medicamentos conhecidos como inibidores seletivos da recaptação da serotonina. 

Apesar dos números altos, o risco absoluto de tomar antidepressivos durante a gestação (envolvendo todas as gestantes estudadas) permaneceu baixo. Os antidepressivos aumentaram de 2 para 3,25% o risco absoluto de as mulheres terem hipertensão e o Paxil aumentou esse risco de 2 para 3,6%. 

As descobertas, contudo, demonstraram que a mulher que toma antidepressivos durante a gestação deve ficar atenta aos riscos e pesar os benefícios. É o que afirma Anick Berard, principal autora do estudo e diretora da unidade de pesquisa de medicamentos e gestação do Hospital Ste. Justine, em Montreal. 

Alimentação saudável pode diminuir hipertensão arterial

A nutricionista Simone Freire explica que a presença da hipertensão pode ter inúmeras causas, tais como hereditariedade, excesso de peso, sedentarismo, alcoolismo, estresse e o fumo. Entretanto, uma alimentação equilibrada pode favorecer em vários aspectos, beneficiando o funcionamento do organismo como um todo e melhorando o ritmo dos vasos sangüíneos e da musculatura do coração. 

O consumo excessivo de gorduras, carboidratos refinados e sal, a falta de alguns nutrientes e o sedentarismo são práticas que favorecem o surgimento precoce da hipertensão arterial. Por isso, uma alimentação adequada, combinada a atividade física, é capaz de retardar o aparecimento da hipertensão. 

O sódio (componente do sal de cozinha) não é o único vilão da hipertensão. A inclusão de cálcio, magnésio, potássio e fibras na alimentação são de extrema importância para que a hipertensão seja realmente diminuída com melhores resultados. 

Cada uma dessas substâncias mantém um papel positivo no trabalho dos vasos sanguíneos. 

Veja abaixo:

Cálcio: auxilia na contração da musculatura e melhora as condições do tônus vascular.

Potássio: auxilia na excreção do sódio.

Magnésio: mantém um efeito vasodilatador.

Fibras Solúveis: podem diminuir a absorção de gordura e também diminuir a síntese do colesterol hepático. Esses efeitos podem contribuir na diminuição de riscos de formação da placa de ateroma nos vasos sangüíneos.

Fibras Insolúveis: Não atuam na diminuição de gordura, mas contribuem no aumento da saciedade, que por sua vez limita o consumo de alimentos e ainda favorece os movimentos do intestino. 

Informações: MINHA VIDA

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More