RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

sexta-feira, 27 de julho de 2012

ELEIÇÃO 2012 : BISPO DE PESQUEIRA RECOMENDA AOS PADRES DA DIOCESE, ORIENTAÇÃO ELEITORAL AOS SEUS FIEIS

Carta ao Povo de Deus da Diocese de Pesqueira

por ocasião do período eleitoral

“Da janela da minha cidade, enxergo o mundo”.

(Carlos Drummond de Andrade-Poeta)


Dom José Luiz Salles
Irmãos e irmãs,

A campanha eleitoral já começou. Não se pode negar que o assunto nas bodegas, nas feiras e nas igrejas é política. Já se escuta nas ruas os murmúrios sobre quem é o melhor ou o pior, quem merece ser eleito ou não… As eleições municipais, mais do que as outras, mexem muito com todos nós.

Não poderia ser de outro jeito, pois é nos municípios que a gente mora, trabalha, estuda, educa os filhos, faz compras, se diverte, busca atendimento à saúde, coleta lixo e tratamento de água e esgoto, precisa de iluminação pública, transporte, segurança e todos os serviços necessários à vida cotidiana. É o município que tem significado concreto no dia-a-dia das pessoas. Em casa ou na rua, nos sítios e povoados, sabemos que estamos morando e vivendo num município com sede na cidade.

Por tudo isso, é na política de nosso município que começa a participação cidadã. Isso não quer dizer somente votar, mas se interessar, compreender e se posicionar no processo político local, inclusive participando de uma campanha eleitoral ou de comitê contra a corrupção eleitoral. Pouco adianta reconhecer pela fotografia os políticos da nossa cidade ou região, se não sabemos a quais grupos estão ligados, quais interesses representam ou quais têm sido suas lutas políticas. Ao votar em uma pessoa, transferimos para ela um poder que pertence a cada cidadão e cidadã. É como se passássemos uma procuração para que outra pessoa decida em nosso nome, por um período de quatro anos. Por isso, seja responsável. Pense muito bem a respeito do seu voto. Leia. Observe. Analise.

A corrupção eleitoral ainda é um problema enraizado na mentalidade do nosso povo. Muitos acham natural a troca do voto por algum favor do candidato ou ainda venda do voto. Voto não se vende. “Voto não tem preço, tem consequências”. Não vote apenas levado pela propaganda, pela maioria, pelo interesse financeiro pessoal ou por pressão. Cada um é responsável pelo seu voto e suas consequências.

A Igreja não tem partido. Como Instituição, deve ajudar a fornecer critérios éticos para as escolhas e a ação política: a justiça, a solidariedade, a dignidade humana, o respeito à pessoa, a defesa e a inclusão dos membros mais frágeis e desprotegidos da sociedade; coerente com isso, a Igreja ensina que a política não deve ser o processo de afirmação dos grandes egoísmos, nem da cultura de morte, nem das discriminações. Por outro lado, é papel da Igreja a formação da consciência ética e o estímulo para que os cristãos leigos e leigas participem ativamente da política, como cidadãos deste mundo.

Temos a convicção de que é dever de cada fiel batizado participar ativamente das lutas do povo pela efetividade dos direitos sociais básicos, como educação, saúde, segurança e moradia, entre outros, com consciência e maturidade. É votando que os cidadãos exprimem livremente a sua opção política. Assim, as eleições democráticas são a garantia de legitimidade no exercício do poder político. Então, todos devemos colaborar para que o processo eleitoral que se aproxima seja assumido pelos candidatos e eleitores como mais uma oportunidade do exercício da democracia e da cidadania ativa, com eleições livres, equitativas e transparentes. A Igreja continuará, na sua missão profética, denunciando os abusos e todas as formas de chantagem no processo eleitoral. Seremos uma voz crítica, objetiva e realista dos que não tem voz.

Lembre-se que para o cristão, participar da vida política do município e do país é viver o mandamento da caridade como real serviço aos irmãos, conforme disse o Papa Paulo VI: “A política é uma maneira exigente de viver o compromisso cristão ao serviço dos outros” (Octogesima Adveniens, 46).

Que São José patrono de nossa diocese nos dê sabedoria, discernimento neste momento tão importante para as nossas cidades e ilumine candidatos e eleitores no exigente caminho da verdadeira política.

Os municípios que integram a Diocese de Pesqueira são: Tupanatinga, Buíque, Sertânia, Arcoverde, Pedra, Venturosa, Alagoinha, Pesqueira, Poção, Sanharó, Belo Jardim, Jataúba e Brejo da madre de Deus.

Pesqueira, 26 de julho de 2012
Com estima e consideração,
Dom José Luiz Ferreira Salles, CSsR
Bispo diocesano

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More