RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

terça-feira, 24 de julho de 2012

JUSTIÇA ELEITORAL TESTA URNAS E SISTEMAS QUE SERÃO UTILIZADOS NO PLEITO DE 2012

O modelo de urna eletrônica que informatizou as eleições brasileiras foi utilizado pela primeira vez em 1996, e desde então vem sendo aperfeiçoado. E para garantir a performance dessas máquinas digitais no pleito de 2012, a Justiça Eleitoral realiza, esta semana, testes de integração dos sistemas eleitorais que serão utilizados este ano. 

Foto: Divulgação/TRE-AC
Com atividades simultâneas nos Tribunais Regionais Eleitorais de Pernambuco (TRE-PE) e do Amazonas (TRE-AM), a ação tem o objetivo de garantir a integridade dos equipamentos e tecnologias utilizados para computar, assimilar e publicar os votos.

Ao todo, 35 profissionais das Secretarias de Tecnologia da Informação (STI) dos Tribunais estão cuidando da testagem, que foi iniciada na última segunda-feira (23) e segue até a sexta (27). Além dos técnicos pernambucanos e amazonenses, servidores regionais do Rio de Janeiro, Bahia, Sergipe, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará, além de representantes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), são responsáveis pelo esquema. 

O processo de testes consiste na montagem de uma abiente real, similar ao encontrado pelo eleitor no dia va votação. São montadas as urnas e as redes de informação, instalados os softwares e dados eleitorais, aplicados os sistemas oficiais e simulado um pleito. "Simulamos todo o processo real para corrigir possíveis erros, evitar falhas e melhorar aplicativos, evitando transtornos para os cidadãos e para os técnicos da Justiça", afirma Acácio Leite, Secretário do STI do TRE-PE.

Entre as principais justificativas da ação da Justiça Eleitoral, está a manutenção da segurança e inviolabilidadade do processo eleitoral. Como a contagem, interpretação e a publicação dos votos e resultados é 100% digital, os sistemas devem estar em perfeitas condições no dia 7 de outubro. "É tudo testado para que sejam evitados constrangimentos e que se mantenham a segurança e o sigilo", destaca Acácio. 

"Em Pernambuco os testes estão sendo realizados em salas cedidas pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do estado, localizada no bairro das Graças, no centro do Recife.

Do NE10

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More